Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Conceição de Maria Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Conceição, Higor Rian Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T15:32:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-19T15:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Higor Rian Barbosa da. A evasão universitária no Curso de Bacharelado em Direito na Faculdade Estácio do Amapá. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75369 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A evasão universitária no Curso de Bacharelado em Direito na Faculdade Estácio do Amapá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O contexto educacional atual é marcado pelo aumento no número de instituições de ensino superior pelo Brasil, essa expansão das vagas nas universidades públicas e privadas é resultado da promoção de políticas públicas que visam maior acessibilidade aos estudantes que pretendem ingressar na graduação, como Exame Nacional do Ensino Médio; o Sistema de Seleção Unificada; o Programa Universidade para Todos; o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior; as Políticas de Ações Afirmativas; o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais; e o Plano Nacional de Assistência Estudantil. Por outro lado, surge a evasão universitária, caracterizada como o abandono, desistência, saída definitiva do curso, da instituição e/ou do sistema escolar. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar os fatores determinantes para a evasão discente no curso de bacharelado em direito da Faculdade Estácio do Amapá, entre os anos de 2020 a 2021. O espaço amostral da pesquisa foi composto por discentes dos cursos de graduação bacharelado em direito da Faculdade Estácio do Amapá, entre os anos de 2020 a 2021. O instrumento adaptado de coleta de dados que foi utilizado é um questionário eletrônico, composto de 25 questões, sendo 22 fechadas e 03 abertas, desenvolvido por AMBIEL, 2015. A partir dos estudos aqui propostos, foi possível identificar as formas de evasão universitária predominantes no curso de Direito da Faculdade Estácio do Amapá e conhecer as características do perfil social e econômico de alunos evadidos, além de investigar os fatores determinantes relacionados à evasão discente Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Estácio do Amapá. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | El contexto educativo actual está marcado por el aumento del número de instituciones de educación superior en Brasil, esta ampliación de plazas en universidades públicas y privadas es el resultado de la promoción de políticas públicas que apuntan a una mayor accesibilidad para los estudiantes que pretenden ingresar a estudios de pregrado. , como el Examen Nacional de Bachillerato; el Sistema Unificado de Selección; el Programa Universidad para Todos; el Fondo de Financiamiento de Estudiantes de Educación Superior; Políticas de Acción Afirmativa; el Plan de Reestructuración y Ampliación de las Universidades Federales; y el Plan Nacional de Atención al Estudiante. Por otro lado, surge la deserción universitaria, caracterizada como abandono, alejamiento, salida definitiva del curso, de la institución y/o del sistema escolar. En este sentido, el presente estudio tuvo como objetivo analizar los factores determinantes de la deserción estudiantil en la carrera de licenciatura en derecho de la Facultad Estácio do Amapá, entre los años 2020 y 2021. El espacio muestral de la investigación estuvo compuesto por estudiantes de carreras de grado en derecho de la Facultad Estácio do Amapá, entre los años 2020 y 2021. El instrumento de recolección de datos adaptado que se utilizó es un cuestionario electrónico, compuesto por 25 preguntas, 22 cerradas y 03 abiertas, desarrollado por AMBIEL, 2015. De los estudios aquí propuestos , fue posible identificar las formas predominantes de evasión universitaria en la carrera de Derecho de la Facultad Estácio do Amapá y comprender las características del perfil social y económico de los estudiantes que desertaron, además de investigar los factores determinantes relacionados a la evasión estudiantil. Derecho de la Faculdade Estácio do Amapá. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Evasão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Curso de Direito | pt_BR |
dc.subject.es | Evasión | pt_BR |
dc.subject.es | Curso de Derecho | pt_BR |
dc.subject.es | Políticas de retención | pt_BR |
dc.subject.es | Enseñanza superior | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2929176019607346 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4515-5829 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4653165007810299 | pt_BR |
local.date.available | 2023-12-19 | - |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_hrbconceição.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.