Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.contributor.authorFontenele, Amanda Venancio-
dc.date.accessioned2023-12-18T19:24:22Z-
dc.date.available2023-12-18T19:24:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFONTENELE, Amanda Venancio. Entre máscaras e rostos: um estudo sobre Boa noite Punpun. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75354-
dc.description.abstractConsidering the face as a fundamental interface in human relations and life in society and that, in order to exist, a face needs to interact with other faces, we reflect in this work on the face in the development of the manga Boa Noite Punpun, especially in the construction and development of the protagonist, a character whose face, even if not completely revealed, shows many faces. Based on Belting's iconology, which considers image, body and media as an inseparable triad, and the narrative structure of comics, a mostly imagetic media, we question in this work how the images of the face – and faces – of Punpun happen and how the reader can participate in this process. To fulfill this task, a bibliographical review of the studies related to the comic and the analysis of the images of the main character based on the scientific fields of image and face study was chosen as a methodology, dialoguing with studies in comics. The main objective was to propose a reflection on how the face, faces and masks communicate through the act of showing and hiding, and how the reading of Boa Noite Punpun can highlight this process. Keywords: face; faces; masks; mango; good night Punpun.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRostopt_BR
dc.subjectFacespt_BR
dc.subjectMáscaraspt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectBoa noite Punpunpt_BR
dc.titleEntre máscaras e rostos: um estudo sobre Boa Noite Punpunpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando o rosto como uma interface fundamental nas relações humanas e na vida em sociedade e que, para existir, um rosto precisa interagir com outros rostos, refletimos no presente trabalho sobre o rosto no desenvolvimento do mangá Boa Noite Punpun, sobretudo na construção e desenvolvimento do protagonista, personagem cujo rosto, mesmo não revelado por completo, mostra muitas faces. Com base na iconologia de Belting, que considera imagem, corpo e mídia como uma tríade indissociável, e a estrutura narrativa dos quadrinhos, mídia majoritariamente imagética questionamos nesse trabalho como as imagens do rosto – e das faces – de Punpun acontecem e como o leitor pode participar nesse processo. Para cumprir tal tarefa, foi escolhido como metodologia uma revisão bibliográfica dos estudos referentes ao quadrinho e a análise das imagens do personagem principal com base nos campos científicos de estudo de imagem e rosto, dialogando com os estudos em história em quadrinhos. O objetivo principal foi propor uma reflexão sobre como o rosto, as faces e as máscaras comunicam através do ato de mostrar e ocultar, e como a leitura de Boa Noite Punpun pode evidenciar esse processo.pt_BR
dc.subject.ptbrRostopt_BR
dc.subject.ptbrFacespt_BR
dc.subject.ptbrMáscaraspt_BR
dc.subject.ptbrMangápt_BR
dc.subject.ptbrBoa noite punpunpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4660843671709551pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3885064446506872pt_BR
local.date.available2023-12-18-
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_avfontenele.pdf7,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.