Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá Neto, Clóvis Ramiro-
dc.contributor.authorCavalcante, Maciel da Costa-
dc.date.accessioned2023-12-18T18:11:10Z-
dc.date.available2023-12-18T18:11:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Maciel da Costa. O antigo Porto de Fortaleza: melhoramento e trabalho dos catraieiros e operários da Ceará Harbour Corporation (1875-1900). 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75342-
dc.description.abstractFrom the first half of the 19th century, Fortaleza began a process of economic, political and administrative hegemony in Ceará territory. This process was consolidated in the second half of the 19th century, when the city became the province's main exporting center, largely due to the expansion of cotton exports. At the time, the port was in precarious conditions of use, incompatible with the infrastructure network of global capitalism. Aiming to solve the problem, the Imperial Government authorized a concession to the Ceará Harbor Corporation to carry out works in the old port of Fortaleza with the intention of providing greater fluidity in the loading and unloading of people and goods. The research encompasses the physical transformations that occurred in the old port and its relationship with the city, as a stage in the Fortaleza modernization project, for which the construction of foundations for the implementation of capitalism would be essential. The feasibility of this modernizing project was conditioned on the work experience of the workers directly involved in the process of building the port infrastructure and the men in charge of loading and unloading people and goods at the port. These experiences characterize a work routine marked by poor working conditions, low pay and dissatisfaction. In the research, we understand workers as an element to be considered in the assembly of capitalism's infrastructure, in which the port would be a key piece, capable of promoting the fluidity of capital in the provincept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO antigo Porto de Fortaleza: melhoramento e trabalho dos catraieiros e operários da Ceará Harbour Corporation (1875-1900)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir da primeira metade do século XIX, Fortaleza inicia um processo de hegemonia econômica, política e administrativa em território cearense. Este processo consolida-se na segunda metade do oitocentos, quando a cidade galga a condição de principal centro exportador da Província, em grande medida decorrente da ampliação das exportações de algodão. No período, o porto encontrava-se em condições precárias de uso, incompatível com a rede de infraestrutura do capitalismo mundial. Almejando solucionar o problema, o Governo Imperial autorizou concessão à Ceará Harbour Corporation para a realização de obras no antigo porto de Fortaleza com a intenção de dar maior fluidez no embarque e desembargue de pessoas e mercadorias. A pesquisa compreende as transformações físicas ocorridas no antigo porto e sua relação com a cidade, como etapa do projeto de modernização de Fortaleza para o qual seria fundamental a construção de alicerces para implantação do capitalismo. A viabilização deste projeto modernizador estava condicionada a experiência de trabalho dos operários diretamente envolvidos no processo de construção da infraestrutura portuária e de homens encarregados do embarque e desembarque de pessoas e mercadorias no porto. Estas experiências caracterizam uma rotina de trabalho marcada por péssimas condições de trabalho, baixa remuneração e descontentamentos. Na pesquisa, entendemos os trabalhadores como elemento a ser considerado na montagem de infraestrutura do capitalismo, na qual o porto seria peça chave, capaz de promover a fluidez do capital na província.pt_BR
dc.subject.ptbrPortopt_BR
dc.subject.ptbrTrabalhopt_BR
dc.subject.ptbrFortaleza-Cearápt_BR
dc.subject.ptbrSéculo XIXpt_BR
dc.subject.enPortopt_BR
dc.subject.enWorkpt_BR
dc.subject.en19th centurypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3081726163934674pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8989405810173670pt_BR
local.date.available2023-12-18-
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_mccavalcante.pdf5,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.