Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorSilva, Daniela da-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:35:55Z-
dc.date.available2023-12-15T19:35:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela da. O serviço de referência na biblioteca especializada: um estudo de caso na biblioteca DNOCS. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75316-
dc.description.abstractThe Reference and Information Service (SRI) is an assistance offered by the librarian to the user, with the aim of meeting their informational needs. This service can take place both in person and virtually, through a structured interview to obtain relevant data for the search and location of the requested information. With the advancement of Information and Communication Technologies (ICTs), the reference service has increasingly used these tools to facilitate interaction and mediation of information with the user. In specialized libraries, the librarian must be aware of the characteristics of his public and the information tools available to offer a quality service. The objective of this work is to analyze the Reference Service in the DNOCS library, presenting the presential, virtual and educational reference processes, seeking improvements in the service to the specialized public. The study was carried out based on previous studies by the authors Grogan (1995), Nice Figueiredo (1992) and Rostirolla (2006). to 40 library users. According to the analyzed study, it is noticed that the reference service is influenced by several factors such as: physical environment, informational resources, librarian's experiences, which just form the reference process. Thus, our results show that the DNOCS library has an excellent reference service, but needs greater attention due to its specificities, and that with the new information and communication technologies, changes can occur in the reference sector, it is up to the professional librarians seek the necessary qualifications to use these technologies in the search for improvements in the supply of information products and services.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO serviço de referência na biblioteca especializada: um estudo de caso na biblioteca do DNOCSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO serviço de Referência e Informação (SRI) é uma assistência oferecida pelo bibliotecário ao usuário, com objetivo de suprir suas necessidades informacionais. Esse serviço pode ocorrer tanto de forma presencial quanto virtual, através de uma entrevista estruturada para obter dados relevantes para a busca e localização das informações solicitadas. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o serviço de referência tem cada vez mais utilizado essas ferramentas para facilitar a interação e a mediação da informação com o usuário. Nas bibliotecas especializadas, o bibliotecário deve estar atento às características de seu público e das ferramentas de informação disponíveis para oferecer um serviço de qualidade. O objetivo deste trabalho é analisar o Serviço de Referência na biblioteca do DNOCS, apresentando os processos de referência presencial, virtual e educativo, buscando melhorias no atendimento ao público especializado. O estudo foi realizado tendo como base estudos prévios dos autores Grogan (1995), Nice Figueiredo (1992) e Rostirolla (2006), para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um questionário elaborado e disponibilizado em meio digital à 40 usuários da biblioteca. Segundo o estudo analisado, percebe-se que o serviço de referência sofre influência de diversos fatores tais como: ambiente físico, recursos informacionais, experiências do bibliotecário, que justos formam o processo de referência. Deste modo, nossos resultados mostram que a biblioteca do DNOCS possui um excelente serviço de referência, porém necessita de uma maior atenção devido suas especificidades, e que com as novas tecnologias de informação e comunicação, mudanças podem ocorrer no setor de referência, cabe ao profissional bibliotecário buscar as qualificações necessárias para a utilização dessas tecnologias na busca por melhorias na oferta de produtos e serviços de informação.pt_BR
dc.subject.ptbrServiço de referência e Informaçãopt_BR
dc.subject.ptbrBiblioteca especializadapt_BR
dc.subject.ptbrEstudo de casopt_BR
dc.subject.enReference and information servicept_BR
dc.subject.enSpecialized librarypt_BR
dc.subject.enCase studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5743-4422pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9393190768810116pt_BR
local.date.available2023-12-15-
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_dsilva.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.