Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Luiz Tadeu-
dc.contributor.authorSilva, Maria Laryssa Alves da-
dc.date.accessioned2023-12-15T19:26:52Z-
dc.date.available2023-12-15T19:26:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Laryssa Alves da. Caminhos da leitura: um olhar para o incentivo à leitura entre os jovens brasileiros. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75315-
dc.description.abstractThe present monograph presents itself as an essential part for an effective graduation in the bachelor's degree in librarianship at the Federal University of Ceará, and aims to investigate the state of the art about encouraging reading among young people in Brazil, in order to understand what causes distancing or bringing young people closer to reading and its practices. Thus, as a methodology, firstly, the linear study about the history of reading and its understandings, inside and outside Brazil, so that then it can be clarified, for the contemporaneity, what reading is as a cognitive activity, social and communicational and how it can bring benefits to the lives of young Brazilians, which will be done through the hermeneutic analysis of the various existing theories about the subject. Next, an analysis of current data on reading in Brazil is carried out, as well as a quantitative analysis of existing research in the area. In this way, the research can be characterized as exploratory and qualitative. Finally, as a result, it is possible to highlight the difficulties of encouraging reading practices as a whole, considering, for example, the variety of supports and technologies constantly disputing our attention, instead of being supports of support and even encouragement to reading – which would be the ideal scenario. This is just one of the factors that affect the construction of a reading culture inside and outside schools. In this way, it can be concluded that, more than ever, it is necessary to debate about issues like this and to combat obstacles to encouraging reading, through actions aimed at adapting to new technologies and different information supports, as well as understanding the different socioeconomic and cultural contexts in which each young person is inserted. All of this is also necessary, as the scientific and academic community strives to cover this informational gap that we currently have on topics related to reading practices and incentives.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaminhos da leitura: um olhar para o incentivo à leitura entre os jovens brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia apresenta-se como parte essencial para efetiva graduação no bacharelado de biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, e tem por finalidade a investigação do estado da arte acerca do incentivo à leitura entre jovens no Brasil, de maneira a compreender o que gera afastamento ou aproximação dos jovens para com a leitura e suas práticas. Assim, tem-se como metodologia, primeiramente, o estudo linear acerca da história da leitura e de suas compreensões, dentro e fora do Brasil, para que em seguida se possa esclarecer, para a contemporaneidade, o que é a leitura enquanto atividade cognitiva, social e comunicacional e como a mesma pode trazer benefícios a vida dos jovens brasileiros, o que se dará através da análise hermenêutica das diversas teorias existentes acerca da temática. Em seguida, faz-se uma análise de dados atuais acerca da leitura no Brasil, bem como uma análise quantitativa das pesquisas existentes na área. Desta forma, pode-se caracterizar a pesquisa como exploratória e qualitativa. Por fim, como resultados, pode-se destacar as dificuldades de incentivo às práticas leitoras como um todo, tendo em vista, por exemplo, a variedade de suportes e tecnologias disputando constantemente nossa atenção, ao invés de serem suportes de apoio e mesmo incentivo à leitura – o que seria o cenário ideal. Esse é apenas um dos fatores que afeta a construção de uma cultura leitora dentro e fora das escolas. Desta forma, pode-se concluir que, mais do que nunca, é necessário o debate acerca de questões como essa e o combate aos entraves do incentivo a leitura, através de ações que visem à adaptação às novas tecnologias e diferentes suportes informacionais, bem como a compreensão dos diversos contextos socioeconômicos e culturais em que cada jovem está inserido. Tudo isso se faz necessário também, à medida que a comunidade científica e acadêmica se esforça em cobrir essa lacuna informacional que temos atualmente acerca de temáticas voltadas para práticas e incentivos de leitura.pt_BR
dc.subject.ptbrPráticas leitoraspt_BR
dc.subject.ptbrIncentivo à leiturapt_BR
dc.subject.ptbrHistória da leiturapt_BR
dc.subject.ptbrLeitura no brasilpt_BR
dc.subject.ptbrPráticas metodológicas de incentivo a leiturapt_BR
dc.subject.ptbrPráticas leitoras entre jovens brasileirospt_BR
dc.subject.enReading practicespt_BR
dc.subject.enEncouraging readingpt_BR
dc.subject.enReading historypt_BR
dc.subject.enReading in Brazilpt_BR
dc.subject.enMethodological practices to encourage readingpt_BR
dc.subject.enReading practices among young Brazilianspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3238812165952498pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6159-7985pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2053936680844527pt_BR
local.date.available2023-12-15-
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_mlasilva.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.