Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75295
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Melo, Marcos Levi Bento | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T15:46:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T15:46:33Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Marcos Levi Bento. Aprendizagem musical coletiva no projeto violões do mar com estudantes do 8o ano fundamental na ETIM Coronel Libório Gomes da Silva em Camocim-CE. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75295 | - |
dc.description.abstract | This dissertation has a qualitative approach, uses action-research whose objective is to analyze the process of musical learning through the collective practice of guitar in the Violões do Mar Project at Escola em Tempo Integral Municipal Coronel Libório Gomes da Silva in Camocim, Ceará. In addition, it problematizes changes necessary for the continuity of the elective discipline of Music Education in that school. The research subjects were 27 students of the 8th Elementary Year of the aforementioned school, aged between 13 and 15 years old. The research dialogues with Edwin E. Gordon's principles of music learning by discrimination (2015) and Keith Swanwick's C(L)A(S)P model of music education (1979). In this way, it recognizes the development and psychomotor learning in Jean Piaget (1987) and in some principles of active methods of musical education of the 20th century as guiding threads for the practice of collective musical learning of guitar in elementary school. The research results attest to the constructivist educational paradigm of designing education from learning; therefore, it suggests changing the traditional teaching model centered on the teacher towards collective musical learning, built by the students. From the analysis of documentary data and practices of collective musical learning in Projeto Violões do Mar, we identified that: a) students learn the guitar by listening, playing and singing in interaction with others; b) the musicalization process awakened the students' sound sensitivity to musical elements; c) encouraging performance was an important step in the formation of the musical educational process of the project's students; d) it is necessary to build other musical knowledge from the students' repertoire. Transdisciplinary, we found that the effect of collective musical action, through learning in the Project Violões do Mar, mediated aesthetic and artistic knowledge of the students of that school. We suggest that, for the continuation of the Music Education subject in the aforementioned school, it is necessary to understand music as scientific and artistic knowledge, thus building the musical pedagogical proposal in dialogue with the subject teacher, taking into account their attributions, workload, infrastructure adequate school for teaching music and working on projects. Music as a school disciplinary knowledge greatly contributes to the social, ethical and citizenship transformation of its students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem musical coletiva no projeto violões do mar com estudantes do 8o ano fundamental na ETIM Coronel Libório Gomes da Silva em Camocim-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Teixeira, Jáderson Aguiar | - |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação possui abordagem qualitativa, utiliza-se da pesquisa-ação cujo objetivo é analisar o processo de aprendizagem musical através da prática coletiva de violão no Projeto Violões do Mar na Escola em Tempo Integral Municipal Coronel Libório Gomes da Silva em Camocim, Ceará. Além disso, problematiza mudanças necessárias para a continuidade da disciplina eletiva de Educação Musical na referida escola. Os sujeitos da pesquisa foram 27 estudantes do 8o Ano Fundamental da referida escola, na faixa etária de 13 a 15 anos de idade. A pesquisa dialoga com os princípios de aprendizagem musical por discriminação de Edwin E. Gordon (2015) e o modelo de educação musical C(L)A(S)P de Keith Swanwick (1979). Dessa forma, reconhece o desenvolvimento e a aprendizagem psicomotora em Jean Piaget (1987) e em alguns princípios dos métodos ativos de educação musical do século XX como fios condutores para a prática de aprendizagem musical coletiva de violão na escola básica. Os resultados da pesquisa atestam o paradigma educacional construtivista de concepção da educação a partir da aprendizagem; portanto, sugere a mudança do modelo tradicional de ensino centrado no professor pela aprendizagem musical coletiva, construída pelos discentes. A partir da análise nos dados documentais e em práticas de aprendizagem musical coletiva no Projeto Violões do Mar, identificamos que: a) os estudantes aprendem o violão ouvindo, tocando e cantando na interação com os outros; b) o processo de musicalização despertou a sensibilidade sonora dos estudantes aos elementos musicais; c) o estímulo à performance integrou uma etapa importante na formação do processo educativo musical dos alunos do projeto; d) é necessário construir outros saberes musicais a partir do repertório dos estudantes. Transdisciplinarmente, constatamos que o efeito da ação musical coletiva, através da aprendizagem no Projeto Violões do Mar, mediou saberes estéticos e artísticos dos estudantes da referida escola. Sugerimos que, para a continuidade da disciplina de Educação Musical na referida escola, é necessário compreender a música enquanto conhecimento científico e artístico, assim construir a proposta pedagógica musical em diálogo com o professor da disciplina, levando em consideração suas atribuições, carga horária, infraestrutura escolar adequada para o ensino de música e a atuação em projetos. A música enquanto saber disciplinar escolar muito contribui para a transformação social, ética e cidadã de seus educandos. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Aprendizagem Coletiva de Violão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Escola Básica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5475183454304636 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1238913601532185 | pt_BR |
local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7605362834478775 | pt_BR |
local.date.available | 2023-12-14 | - |
Aparece en las colecciones: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mlbmelo.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.