Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Afrânio de Araújo | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Jeffeson Kelvin Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T14:03:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T14:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO,J.K.L. Uma avaliação das principais dificuldades na aprendizagem de Física e a utilização de recursos didáticos como suporte na construção do conhecimento. 2023. 37 f. Monografia (Graduação em Física Licenciatura) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75265 | - |
dc.description.abstract | One of the major problems regarding the teaching of Physics is due to the high failure rates in this subject and the analysis of the main factors that make the teaching and learning process in Physics so inefficient. In this sense, there is a need to study the main difficulties of students in learning Physics and the use of didactic resources that favor a more effective and concrete teaching and learning process. Thus, this work arose, which is methodologically subdivided as follows: a bibliographical study of the main difficulties of students in learning Physics and the use of active methodologies and TDIC in strengthening learning in this area; application of an online questionnaire (google forms) for high school students and application of an online questionnaire for high school Physics teachers, to ask them about the main difficulties of students in the subject of Physics, about their view of current teaching model, on their perspective about the use of didactic resources in favor of teaching praxis, among others. Therefore, the main difficulty of the students is due to the absence of the necessary mathematics to solve physical problems, the lack of correlation between theory and practice and the low workload for the subject of Physics. Furthermore, students and teachers are not so satisfied with how Physics is currently taught, and, due to this, both groups defended that the application of active methodologies and TDIC would act positively in the construction of knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma avaliação das principais dificuldades na aprendizagem de Física e a utilização de recursos didáticos como suporte na construção do conhecimento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Uma das grandes problemáticas em relação ao ensino de Física deve-se aos elevados índices de reprovação nesta disciplina, assim como na análise nos principais fatores que tornam o processo de ensino e aprendizagem em Física tão ineficiente. Neste sentido, surge a necessidade de estudarmos quais as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de Física, bem como a utilização de recursos didáticos que favoreçam um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo e concreto. Assim, surgiu este trabalho, que está subdivido metodologicamente da seguinte maneira: estudo bibliográfico das principais dificuldades dos estudantes na aprendizagem de Física e o uso de metodologias ativas e TDIC no fortalecimento da aprendizagem desta área; aplicação de questionário online (google forms) para alunos do ensino médio e aplicação de questionário online para docentes em Física do ensino médio objetivando-se inquiri-los a respeito das principais dificuldades dos alunos na disciplina de Física, sobre a visão deles a respeito do modelo de ensino atual, sobre a ótica deles no que diz respeito ao uso de recursos didáticos no favorecimento da práxis docente, entre outros. Assim sendo, foi possível concluir que a principal dificuldade dos estudantes deve-se a ausência da matemática necessária para para a resolução de problemas físicos, bem como a falta de correlação entre teoria e prática e a baixa carga horária para a disciplina de Física. Ademais, pôde-se constatar que os alunos e os docentes não estão tão satisfeitos com a forma pela qual a Física é ensinada atualmente e, devido a isto, ambos os grupos defenderam que a aplicação de metodologias ativas e das TDIC atuaria positivamente na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | TDIC | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.en | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject.en | TDIC | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching and learning | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5014-9319 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1578697770719732 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jkldcarvalho.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.