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dc.contributor.advisorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorLima, João Paulo Araújo Pimentel-
dc.date.accessioned2023-12-08T15:17:48Z-
dc.date.available2023-12-08T15:17:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, João Paulo Araújo Pimentel. Educação e libertação : conscientização e práxis de libertação a partir de Enrique Dussel e Paulo Freire. 2023. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75211-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the function of education within the theoretical architecture proposed by the philosopher Enrique Dussel in dialogue with Paulo Freire's Pedagogy of Liberation. We will start from Dussel's first works to his most recent production, with the central work Ethics of Liberation: in the age of globalization and exclusion. Dussel's central concern in his ethical writings is, ultimately, to justify the struggle of the excluded (the victims of the current system) for the recognition of their rights. The author seeks to theoretically base the liberating praxis on the basis of victimized subjects, prevented from developing their lives with dignity; and for this he resorts to an ethics of principles, divided into complementary moments, which culminate in the praxis of liberation. In this way, we will investigate the role of education in this liberation project, and how Dussel absorbs the ideas of Brazilian educator Paulo Freire. We will build our investigative itinerary in order to support that the notion of conscientization – theorized by Freire – is a central part of Dussel's ethics, consisting of the moment where theory and practice are articulated. Finally, we wish to defend that education (understood as awareness) is not only a central point of the Ethics of Liberation, but also carries a double dialectical composition with regard to the concept of praxis: education as a pedagogical act is praxis and contribution to praxis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação e libertação : conscientização e práxis de libertação a partir de Enrique Dussel e Paulo Freirept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo investigar a função da educação dentro da arquitetura teórica proposta pelo filósofo argentino Enrique Dussel em sua Filosofia da Libertação em diálogo com a Pedagogia da Libertação de Paulo Freire. Partiremos desde as primeiras obras de Dussel até sua produção mais recente, tendo com núcleo central a obra Ética da Libertação: na idade da globalização e da exclusão. A preocupação central de Dussel em seus escritos éticos é, em última instância, justificar a luta dos excluídos (as vítimas do sistema vigente) pelo reconhecimento de seus direitos. O autor busca teoricamente fundamentar a práxis libertadora a partir dos sujeitos vitimados, impedidos de desenvolver sua vida com dignidade; e para isso ele recorre a uma ética de princípios, dividida em momentos complementares, que culminam na práxis de libertação. Dessa forma, investigaremos o papel da educação para esse projeto-libertação, e como Dussel absorve as ideias do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire. Construiremos nosso itinerário investigativo a fim de sustentar que a noção de conscientização – teorizada por Freire – é parte central para a ética de Dussel, consistindo no momento que se articula teoria e prática. Desejamos, por fim, defender que a educação (entendida como conscientização) não somente é ponto central da Ética da Libertação, mas também carrega uma composição dialética dupla no que se refere ao conceito de práxis: a educação enquanto ato pedagógico é, ao mesmo tempo, práxis e aporte para a práxis.pt_BR
dc.subject.ptbréticapt_BR
dc.subject.ptbreducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrlibertaçãopt_BR
dc.description.ptbrLIMA, João Paulo Araújo Pimentel. Educação e libertação : conscientização e práxis de libertação a partir de Enrique Dussel e Paulo Freire. 2023. 126f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6856521396882542pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2479899457642563pt_BR
local.date.available2023-12-08-
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