Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75174
Tipo: Dissertação
Título: História de vida e o habitus docente no curso de música do Instituto Federal do Piauí - campus Teresina central
Autor(es): Araújo, Mísia Tavares da Cruz
Orientador: Albuquerque, Luis Botelho de
Coorientador: Rabelo, Jeriane da Silva
Palavras-chave em português: Ensino de música;Habitus Docente;História de vida
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Mísia Tavares da Cruz. História de vida e o habitus docente no curso de música do Instituto Federal do Piauí - campus Teresina central. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente trabalho trata sobre a história de vida e formação do habitus docente dos professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPI Campus Teresina Central. Ele entende a história de vida como a narrativa de si mesmo, permitindo explicar as formas como se vivencia e se concebe a própria formação e as relações com as pessoas e com os espaços que possibilitaram essa construção. Trata-se de narrar experiências vivenciadas. Já o habitus diz respeito às experiências construídas e incorporadas ao longo da trajetória de vida, constituindo o indivíduo no que ele é. Parte-se desses conceitos, tendo como proposta conhecer a trajetória de vida dos sujeitos e a constituição do habitus, identificando saberes, mudanças e permanências na prática docente. Visa-se responder às seguintes indagações: Como nos tornamos professores de música? De que maneira a trajetória de vida influenciou a escolha pela docência? Como se constitui o habitus docente em música? Para tanto, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa: investigar, por meio das histórias de vida, a formação do habitus docente dos professores do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPI campus Teresina Central. Como objetivos específicos, tem-se: desmistificar a minha própria trajetória de vida e formação para falar com propriedade sobre os processos formativos dos professores de música do campus Teresina Central; compreender como a relação entre história de vida/formação e a teoria da prática de Pierre Bourdieu contribuem para explicar a formação do habitus docente; identificar e analisar, através das histórias de vida e formação, a constituição do habitus docente dos sujeitos entrevistados. O trabalho utiliza o método qualitativo, com pesquisa narrativa, tendo como suporte teórico a abordagem de Histórias de Vida em Formação – HIVIF, associada à Praxiologia, guiando-se pela abordagem das Histórias de Vida fundamentado em: Josso (2004), Santos e Tuma (2008); Silva (2009 e 2016); e Oliveira (2016); e nas teorias de Praxiologia Bourdieu (1983, 1989, 2007), a fim de entender as narrativas docentes e como cada sujeito se tornou professor de música. A coleta de dados se dará através de entrevistas de narrativas de história de vida utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados; diário de campo, filmagem em vídeo e/ou gravador de áudio.
Abstract: This research is about the life history and formation of the teaching habitus of the teachers of the Technical Course in Musical Instrument at IFPI Teresina Central Campus. It understands the life story as a narrative of oneself, allowing to explain the ways in which one experiences and conceives one's own formation and the relationships with people and with the spaces that made this construction possible. It is about narrating lived experiences. Habitus, on the other hand, refers to the experiences built up and incorporated throughout a person's life, making them who they are. These concepts are taken as a starting point, with the aim of getting to know the subjects' life trajectories and the constitution of their habitus, identifying knowledge, changes and permanence in teaching practice. The aim is to answer the following questions: How did we become music teachers? How did life trajectory influence the choice to become a teacher? How is the habitus of teaching music formed? Therefore, the general objective of this research was: to investigate, through life stories, the formation of the teaching habitus of the teachers of the Technical Course in Musical Instrument at IFPI Teresina Central campus. The specific objectives are: to demystify my own life story and training in order to speak with propriety about the training processes of the music teachers at the Teresina Central campus; to understand how the relationship between life story/training and Pierre Bourdieu's theory of practice contribute to explaining the formation of the teaching habitus; to identify and analyze, through the life stories and training, the constitution of the teaching habitus of the subjects interviewed. The academic work uses the qualitative method, with narrative research, having as theoretical support the approach of Life Stories in Formation (Histórias de Vida em Formação) - HIVIF, associated with Praxiology, guided by the approach of Life Stories based on: Josso (2004), Santos and Tuma (2008); Silva (2009 and 2016); and Oliveira (2016); and in the theories of Praxiology Bourdieu (1983, 1989, 2007), in order to understand the teaching narratives and how each subject became a music teacher. Data will be collected through life story narrative interviews using the following data collection instruments: field diary, video footage and/or audio recorder.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75174
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1744224002614308
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1238913601532185
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/4775855645730158
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_mtcaraujo.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.