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Tipo: Tese
Título: “Bem vido au iferno”: vidas, mortes e resistências no Sistema Socioeducativo do Ceará (2006-2022)
Autor(es): Araújo, Francimara Carneiro de
Orientador: Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave em português: Criança e adolescente;Sistema Socioeducativo;Rebelião
Palavras-chave em inglês: Child a nd adolescent;Juvenile Justice System;Rebellion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Data do documento: 2023
Citação: ARAÚJO, Francimara Carneiro de. “Bem vido au iferno”: vidas, mortes e resistências no Sistema Socioeducativo do Ceará (2006-2022). 2023. 195 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho acadêmico é descrever e analisar os eventos e os processos de uma crise do Sistema Socioeducativo cearense, a fim de propor uma interpretação de sociologia crítica a respeito das vidas e do direito à existência de adolescentes das classes populares em um estado do Nordeste brasileiro. Para isso, parto da análise do cárcere e de como foi criada historicamente uma maquinaria punitivista que, transfigurada de “educati va”, sempre ensejou o controle das infâncias desviantes. Tomo como referência temporal de análise o período de 2006 a 2022. Temporalidade esta que antecede o período ápice da crise e também compreende o seu período subsequente, como forma de entender seus impactos e desdobramentos. As questões que orientam a produção do conhecimento neste trabalho estão ligadas aos conflitos sociais, culturais, jurídicos e políticos que fazem da infância e da adolescência de filhos e filhas de mães negras, das classes trabalhadoras e moradoras das periferias urbanas um alvo de ataques que afetam negativamente a construção de suas relações sociais e seus pertencimentos. Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa foi construída a partir do meu engajamento social nas causas das infâncias, tendo a autoetnografia como uma possibilidade de interpretação dos dados de campo que também foram coletados através da observação reflexiva e engajada, pesquisa documental, entrevistas e grupo focal. A tese busca por uma abordagem teórica interseccional, compreendendo que no Brasil raça estrutura a classe e que o debate sobre as opressões das mulheres compõe um tripé: mulheres, raça e classe , que na discussão sobre o encarceramento apresenta m se como “hierarquias de opressão” que determinam quem será privado ou não de liberdade . A tese é também alicerçada nos debates em torno da história social da infância, da sociologia da punição, da sociologia das rebeliões, sociologia das prisões e da discussão em torno dos novos coletivos criminais denominados como facções , pleiteando, ao final, uma Sociologia da Infância “achada no cárcere” em que, a partir de uma mudança estrutural nos paradigmas que baseiam o encarceramento de crianças e adolescentes, vigore o primado da vida e não o da morte.
Abstract: This work aims to describe and analyze the events and processes of a crisis in the juvenile justice System of Ceará, in order to propose a critical sociological interpretation of the lives and right to exist of adolescents from the underprivileged classes in a Brazilian Northeastern State. For this, I start from the analysis of detention centers and how a punitive mechanism was historically created, which despite being transfigured into “educational”, always gave rise to the control of deviant childhoods. I take the period from 2006 to 2022 as a time reference for this analysis. This time frame precedes the peak period of the crisis and also includes its subsequent period, as a mean s of understanding its impacts and developments. The issues that guide the production of knowledge in this work are linked to social, cultural, legal and political conflicts that make the childhood and adolescence of sons and daughters of black mothers, wo rking classes and residents of urban peripheries a target of attacks that negatively affect the construction of their social relationships and sense of belonging. From a methodological point of view, this research was built from my social engagement in chi ldhood causes, relying on autoethnography as a possibility of interpreting field data that were also collected through reflective and engaged observation, documentary research, interviews and focus group. The thesis seeks an intersectional theoretical appr oach, understanding that race structures class in Brazil and that the debate about women's oppression forms a tripod: women, r ace and class , which in the discussion about incarceration presents itself as “hierarchies of oppression” that determine who will or will not be de prived of liberty . The thesis is also based on debates around the social history of childhood, the sociology of punishment, the sociology of rebellions, the sociology of prisons and the discussion around new criminal groups called factions , pleading, in the end, for a Sociology of Childhood "found in prison" in which, from a structural change in the paradigms that base the incarceration of children and adolescents, the primacy of life and not that of death prevails. Keywords:
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75157
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6734168562583774
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0430275226558223
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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