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dc.contributor.advisorCosta, Marco Túlio Ferreira da-
dc.contributor.authorPaiva, Luís Alberto dos Santos-
dc.date.accessioned2023-12-04T14:11:52Z-
dc.date.available2023-12-04T14:11:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPAIVA, Luís Alberto dos Santos. Coração de estudante: educação musical na sala de aula. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75155-
dc.description.abstractThis study presents the strategies adopted in high school art classes at the Escola de Tempo Integral do Estado do Maranhão in 2022, to introduce music in an inclusive and comprehensive way, facing difficulties such as the lack of a specific curriculum for teaching music. music and the few hours dedicated to the discipline of Arts. Such actions provided opportunities for all students, and not only those who had musical skills, to develop musicality through collective singing, body percussion, introduction to music theory and analysis of lyrics. To that extent, itprovided the students with contact with the diversity of brazilian popular music, which they donot usually access because it is not present in the mainstream media, but which is rich in meaning and aesthetics capable of sensitizing them and draw them deeply, as we havewitnessed. Thus, the actions adopted dialogued with those used by music educators such as Villa-lobos, Koellreutter and Murray Schafer. In addition, we draw reflections, adopting the Habitus’s concept and cultural capital’s concept by Pierre Bourdieu, as well as the concept of Cultural Industry, by Adorno and Horkheimer, to present a proposal for musicalization in the art class of public schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCoração de estudante: educação musical na sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta as estratégias adotadas nas aulas de arte do ensino médio na Escola de Tempo Integral do Estado do Maranhão no ano de 2022, para introduzir a música de modo inclusivo e abrangente enfrentando as dificuldades como a falta de um currículo especifico para o ensino de música e as poucas horas destinadas à disciplina de Artes. Tais ações oportunizaram a todos os alunos ,e não somente os que possuíam aptidões musicais, desenvolverem a musicalidade por meio do canto coletivo, percussão corporal, introdução à teoria musical e análise das letras. Nessa medida, propiciou-se aos educandos o contato com a diversidade da música popular brasileira, a qual eles não costumam acessar por esta não estar presente na grande mídia, mas que é rica de um significado e de uma estética capaz de sensibilizá-los e atraí-los profundamente, como testemunhamos. Sendo assim, as ações adotadas dialogaram com aquelas utilizadas por educadores musicais como Villa-lobos, Koellreutter e Murray dePierrre Bourdieu, bem como do conceito de IndústriaCultural, de Adorno e Horkheimer, para apresentarmos uma proposta para a musicalização na aula de artes da escola pública.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação musicalpt_BR
dc.subject.ptbrHabituspt_BR
dc.subject.ptbrEscolas públicaspt_BR
dc.subject.ptbrCapital culturalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7128510251598279pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0686507058305636pt_BR
local.date.available2023-09-30-
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