Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Roncari, Camila Ferreira | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Anderson Alexsander Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T13:50:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T13:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Anderson Alexsander Rodrigues. Aplicação do Team-Based Learning (TBL) modificado na modalidade presencial versus remota com estudantes de medicina: análise comparativa dos métodos. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75154. Acesso em: 04 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75154 | - |
dc.description.abstract | Teaching is a dynamic process, and it is believed that the best way to ensure the success of the teaching-learning relationship is to make the student the protagonist of the process. In this context, the main role of the teacher is to encourage, guide, and provide learning situations. Team-Based Learning (TBL) is an active teaching methodology. In this teaching methodology, students must study the subject in advance, and on the day of the activity, a questionnaire is administered individually, and then in pre-established groups. In this study, learning and perception of the methodology were comparatively evaluated by students from The Medical School of the Federal University of Ceará (Universidade Federal do Ceará – UFC) - Fortaleza Campus using the TBL method modified in face-to-face and remote teaching modalities, The proposed modifications included appointing group leaders and creating WhatsApp groups for discussion topics. Demographic, educational, previous experience with active methodologies, and personality profile data were collected. Students were randomly assigned to face-to-face and remote groups based on data such as gender, age, and personality test. In each class, pre and post-tests were conducted, and at the end of the course, participants evaluated their perception of the methodology. Thirty-three students participated in the study, with a median age of 20.5 years, and 64% were male. In the comparative analysis between pre-tests and posttests, a significant difference was observed in all subjects covered, regardless of the teaching modality (p < 0.001), indicating that TBL is an effective methodology. There was no difference in averages when comparing remote and face-to-face groups. In the internal consistency analysis based on the questionnaire addressing students' perceptions, most questions showed good consistency with a total correlation coefficient and Cronbach's alpha close to 1. The answers indicated a good acceptance of the methods among students and emphasized the importance of conducting pre-tests before activities, as well as creating communication groups (WhatsApp) and appointing leaders. The results suggest that modified remote TBL is effective in facilitating the teaching-learning process and it is accepted by medical students similar to face-to-face TBL. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aplicação do Team-Based Learning (TBL) modificado na modalidade presencial versus remota com estudantes de medicina: análise comparativa dos métodos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino é um processo dinâmico e acredita-se que a melhor forma de garantir o sucesso do binômio ensino-aprendizagem é tornar o aluno o protagonista do processo. Nesse contexto, o principal papel do professor é o de incentivar, orientar e proporcionar as situações de aprendizagem. A aprendizagem baseada em equipe (TBL, do inglês team-based learning) é uma metodologia ativa de ensino. Nessa metodologia de ensino, os alunos devem estudar previamente o assunto e, no dia da atividade, é aplicado um questionário a ser respondido individualmente em um primeiro momento, e depois em grupos previamente estabelecidos. No presente estudo, foram avaliados comparativamente a aprendizagem e percepção da metodologia pelos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Fortaleza utilizando o método TBL modificado nas modalidades de ensino presencial e remoto. As modificações propostas incluíram a indicação de líderes dos grupos e a criação de grupos de WhatsApp para a discussão dos temas. Foram coletados dados demográficos, educacionais, experiência prévia com metodologias ativas e perfil de personalidade. Os alunos foram divididos entre os grupos presencial e remotos de forma aleatória a partir de dados como sexo, idade e teste de personalidade. A cada aula eram realizados pré e pós-testes e ao final do curso, os participantes avaliaram a percepção sobre a metodologia. Participaram do estudo 33 estudantes, com uma mediana de idade de 20,5 anos e 64% eram do sexo masculino. Na análise comparativa entre os pré-testes e pós-testes, observouse diferença significativa em todos os assuntos abordados, independente da modalidade de ensino (p < 0,001), indicando que o TBL é uma metodologia eficaz. Não houve diferença nas médias ao se comparar os grupos remotos e presenciais. Na análise de consistência interna com base no questionário que abordou a percepção dos alunos, a maioria das perguntas apresentou boa consistência com um coeficiente de correlação total e alfa de Cronbach próximo de 1. As respostas evidenciaram uma boa aceitação dos métodos entre os alunos e ressaltou a importância da realização de pré-testes antes das atividades, bem como a criação de grupos de comunicação (WhatsApp) e indicação de líderes. Os resultados sugerem que o TBL modificado remoto é eficaz na facilitação do processo de ensino-aprendizagem e possui uma aceitação pelos estudantes de medicina semelhante ao TBL presencial. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação Médica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Estudantes de Medicina | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Fisiologia | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Problem-Based Learning | pt_BR |
dc.subject.en | Medical Education | pt_BR |
dc.subject.en | Medical Students | pt_BR |
dc.subject.en | Physiology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1819592215335932 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0745253037526203 | pt_BR |
local.date.available | 2023 | - |
Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_aarteixeira | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.