Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75100
Tipo: TCC
Título: Uma análise da educação a distância nas IES privadas no Brasil
Autor(es): Silva, Paula Priscilia Moreira De Freitas
Orientador: Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Palavras-chave em português: Educação a Distância;ProUni;Fusões;Oligopólio
Palavras-chave em inglês: Distance education;ProUni;Mergers;Oligopolies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Paula Priscilia Moreira De Freitas. Uma análise da educação a distância nas ies privadas no Brasil. 54 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar o mercado de educação superior a distância no Brasil após a regulamentação da modalidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e os impactos que o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as fusões causaram no mercado de educação a distância. Foi realizada pesquisa bibliográfica em fontes secundárias, as informações obtidas foram substanciais para definir o mercado relevante, base de dados e uma estrutura de mercado liderado por oligopólios. Realizou-se uma análise descritiva do mercado de ensino superior a distância entre os anos de 1993 a 2017. A metodologia utilizada foi fundamentada em dados e indicadores quantitativos, tendo como principais fontes o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Hoper Educação e Ministério da Educação (MEC). Os resultados encontrados afirmam após a regularização do ensino a distância com a LDB de 1996 houve uma grande expansão da modalidade no país, que foi reforçado pela criação do ProUni que teve grande adesão das IES privadas em 2005, e teve seu ápice em 2013 com as fusões ocorridas no mercado de ensino superior que formaram grandes grupos educacionais com forte participação do mercado, e formando uma estrutura oligopolizada no setor.
Abstract: This research has as objective to analyze the Brazilian higher distance education market after the regulation of Law of Guidelines and Bases of National Education (as known as LDB) from 1996 and the impacts the University for All Program (as known as ProUni) and the mergers caused in the distance education market. It was made a bibliography research from secondary sources, the information was substantial to define the relevant market, data base and a structured of market led by oligopolies. It was made a descriptive analyze of higher distance education market between 1993 to 2017. The methodology used was substantiated on quantitative indicators, having as the main resource the National Institute of Study and Educational Research Anisio Teixeira (as known as INEP), Hoper Education and Ministry of Education (as known as MEC). The results found confirm that after the regularization of the distance learning with the LDB from 1996 had a big expansion of this method in the country, that was reinforced by the creation of ProUni that had a large agreement from private IES on 2005 and had your peak on 2013 with the merger that happened on the higher education market that was what made big educational groups with strong presence in the market, forming an oligopolized structure in this sector.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75100
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3926-5255
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7229049954686139
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ppmfsilva.pdf486,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_tcc_ppmfsilva.pdf486,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.