Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arruda, Elano Ferreira | - |
dc.contributor.author | Rocha Júnior, José Sá | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T19:46:02Z | - |
dc.date.available | 2023-11-28T19:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA JUNIOR, José Sá. Análise descritiva do equilíbrio (desequilíbrio) econômico financeiro dos contratos de concessão do sistema de Transporte público coletivo regular do município de Fortaleza. 2019. 63 f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75098 | - |
dc.description.abstract | The balance economic-financial of contracts, beyond the legal conceptualization, is the fundamental importance for maintenance of public system transports in Brazil and world. The existence of imbalances certainly deserves a better attention of authorities, businessmen, users and society. Customarily it’s a question without due professionalization, using populism and way of dealing with things. The result comes each year getting worse: scrapping of fleet, precarious services, bankruptcies, falling demand, escalating costs, in a vicious cycle and lead the systems to breakdown. The objective of this work is identify the existence or not of imbalances economic-financial of concession contracts the collective transportation public service in the municipality of Fortaleza, in case of confirmation, know the real dimension and study some it’s causes. Using official dates from Urban Transport Company of Fortaleza (ETUFOR), analyses the relationship revenue and costs of service over time the period of validity of contracts. Also are evaluated aspects that directly affect this imbalance economic financial, such us: delays to the implementation the rate adjustment and methodology of verification costs and price calculation. The evidences deserved indicate the existence of imbalances economic-financial of systems, arise from three main factors: falling demand, escalating costs and adoption of procedures inadequate in use of method out of date verification of costs | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise descritiva do equilíbrio (desequilíbrio) econômico financeiro dos contratos de concessão do sistema de Transporte público coletivo regular do município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, para além da conceituação jurídica, é de fundamental importância para a manutenção dos sistemas de transporte públicos no Brasil e no mundo. A existência de desequilíbrios certamente merece a maior atenção das autoridades, empresários, usuários e da sociedade como um todo. Costumeiramente trata-se da questão sem a devida profissionalização, utilizando-se de populismos e jeitinhos. O resultado vem a cada ano se agravando: sucateamento da frota, precarização do serviço, falência de empresas, queda de demanda, elevação dos custos, num ciclo vicioso que tende a levar os sistemas ao colapso. Esse trabalho tem como objetivo identificar a existência ou não de desequilíbrio econômico financeiro nos contratos de concessão do Serviço de Transporte Público Coletivo Regular do Município de Fortaleza, e, em caso de confirmação, conhecer sua dimensão e estudar algumas de suas causas. Utilizando-se dados oficiais da Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza - ETUFOR, analisa-se a relação de receitas e custos do referido Serviço ao longo da vigência dos contratos. Também se avaliam aspectos que diretamente afetam esse equilíbrio econômico financeiro, tais como: atrasos na implantação dos reajustes tarifários e metodologia de apuração de custos e de cálculo de tarifas. As evidências observadas indicam a existência de desequilíbrio econômico-financeiro no Sistema, decorrente de três principais fatores: queda de demanda, elevação de custos e adoção de procedimentos inadequados na utilização de método já desatualizado de apuração de custos. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Transporte Público | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Equilíbrio Econômico-financeiro | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Fortaleza | pt_BR |
dc.subject.en | Public Transport | pt_BR |
dc.subject.en | Balance Economic-financial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4207-2921 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7886718202814745 | pt_BR |
local.date.available | 2023-11 | - |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jsrochajunior.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.