Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Mariana Mont’Alverne Barreto-
dc.contributor.authorLima, Evelane Mendonça-
dc.date.accessioned2023-11-27T19:38:25Z-
dc.date.available2023-11-27T19:38:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationLIMA, Evelane Mendonça. A midiatização de perspectivas feministas na “Era do streaming”: implicações sobre o consumo cultural de jovens periféricas. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75082-
dc.description.abstractIn the contemporary world, the dissemination of cultural goods that seek to appropriate feminist perspectives, presenting narratives that “empower” “diverse” female characters, has become commonplace. The youth audience has shown itself to be one of the groups that actively “receives” these products, especially from streaming platforms. From another angle, women were transformed into a strategic target of “media feminism”, so to speak. In view of this, the work aims to investigate how cinematographic and audiovisual productions, which are crossed, directly or indirectly, by feminist perspectives, are present in the cultural consumption of young students living in peripheral neighborhoods, located in Fortaleza and Maracanaú, in Ceará. . In methodological terms, a qualitative approach was adopted, guided by four investigative steps: a) bibliographical research and exploratory mapping of audiovisual productions with “feminist media approaches”; b) application of questionnaires with young students from three public schools, located on the outskirts of Fortaleza and Maracanaú; c) carrying out semi-structured interviews and life history interviews with the research interlocutors; d) film analysis of the audiovisual productions most consumed by the research subjects. Through this journey, it was possible to identify that young women have different experiences and practices of cultural consumption, which directly dialogue with their identities and social positions. When coming into contact with audiovisual products, they are able to distinguish, through a potentially critical look or a “politicized habitus”, the “feminist components” of productions that “empower” women, as well as the “sexist components” of productions that reinforce gender stereotypes. “Media feminism”, however, is not exactly a feminist expression. On the contrary, it is a product of a broader social dynamic: the mercantile and neoliberal capture of identity agendas by the entertainment industry. Certainly, consuming “empowerment” does not qualify as an effectively visionary feminist practice. However, the media, as it is strongly present in everyday interactions, is capable of influencing attitudes and worldviews. Furthermore, young women, as social agents, can critically reappropriate products that commodify the discursive perspectives of feminism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA midiatização de perspectivas feministas na “Era do streaming”: implicações sobre o consumo cultural de jovens periféricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo mundo contemporâneo, tem se tornado corriqueiro a difusão de bens culturais que buscam apropriar-se das perspectivas feministas, apresentando narrativas que “empoderam” personagens femininas “diversas”. O público juvenil tem se mostrado como um dos grupos que “recepciona” ativamente esses produtos, a partir, sobretudo, das plataformas de streaming. Por outro ângulo, as mulheres foram transformadas em um alvo estratégico do “feminismo midiático”, por assim dizer. Diante disso, o trabalho tem como objetivo investigar como produções cinematográficas e audiovisuais, que são atravessadas, direta ou indiretamente, pelas perspectivas feministas, fazem-se presentes no consumo cultural de jovens estudantes moradoras de bairros periféricos, situados em Fortaleza e Maracanaú, no Ceará. Em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem qualitativa, orientada por quatro etapas investigativas: a) pesquisa bibliográfica e mapeamento exploratório das produções audiovisuais com “abordagens feministas midiáticas”; b) aplicação de questionários com jovens estudantes de três escolas públicas, situadas nas periferias de Fortaleza e Maracanaú; c) realização de entrevistas semiestruturadas e entrevistas de história de vida com as interlocutoras da pesquisa; d) análise fílmica das produções audiovisuais mais consumidas pelos sujeitos da pesquisa. Por meio desse percurso, foi possível identificar que as jovens têm diferentes experiências e práticas de consumo cultural, que dialogam diretamente com suas identidades e posições sociais. Ao entrarem em contato com os produtos audiovisuais, elas conseguem distinguir, por meio de um olhar potencialmente crítico ou de um “habitus politizado”, os “componentes feministas” das produções que “empoderam” as mulheres, assim como os “componentes sexistas” das produções que reforçam os estereótipos de gênero. O “feminismo midiático”, entretanto, não é uma expressão propriamente feminista. Pelo contrário, ele é um produto de uma dinâmica social mais ampla: a capturação mercantil e neoliberal das pautas identitárias pela indústria do entretenimento. Certamente, consumir o “empoderamento” não se enquadra como uma prática feminista efetivamente visionária. Todavia, a mídia, por estar fortemente presente nas interações cotidianas, é capaz de influenciar posturas e visões de mundo. Além disso, as jovens, enquanto agentes sociais, podem se reapropriarem criticamente dos produtos que mercantilizam as perspectivas discursivas do feminismo.pt_BR
dc.subject.ptbrFeminismopt_BR
dc.subject.ptbrProduções audiovisuaispt_BR
dc.subject.ptbrConsumo culturalpt_BR
dc.subject.ptbrJovens periféricaspt_BR
dc.subject.enFeminismpt_BR
dc.subject.enAudiovisual productionspt_BR
dc.subject.enStreamingpt_BR
dc.subject.enCultural consumptionpt_BR
dc.subject.enPeripheral youthpt_BR
dc.subject.cnpqSOCIOLOGIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3605-0320pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1605166823138613pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0335-7123pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1402204620881242pt_BR
local.date.available2023-11-27-
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_emlima.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.