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Tipo: Dissertação
Título: Rock You Music: jogo musical sério para crianças autistas
Autor(es): Rocha, Antônio Mairlon Ponte
Orientador: Fernandes, Carlos Alexandre Rolim
Palavras-chave em português: Autismo;Jogos sérios;Musical;Realidade Aumentada
Palavras-chave em inglês: Autism;Serious Games;Musical;Augmented Reality
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: ROCHA, A. R. P. Rock You Music: jogo musical sério para crianças autistas. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: Desde 1943, quando o primeiro estudo sobre autismo foi publicado pelo psiquiatra Leo Kanner em sua obra “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo”, a sociedade procura maneiras de melhor integrar esses indivíduos em sua dinâmica. Não muito distante dessa época, em 1944, surgiu a musicoterapia, que objetiva utilizar estímulos sonoro-musicais para melhorar a comunicação e estimular a relação, motivação e aprendizagem de pessoas com deficiências. Hoje, na era digital, novas maneiras de educar e preparar se misturam com as clássicas, entre elas, os jogos sérios, que visam gerar conhecimento de forma lúdica, divertida e relaxante. Visando contribuir com a inclusão de crianças com espectro do transtorno do autismo, e também contribuir para essa mistura entre clássico e moderno, esse projeto de mestrado almeja o desenvolvimento de um jogo sério com a temática voltada à música e musicalidade. O jogo foi desenvolvido para a plataforma Android, utilizando o motor de jogos, Unity, e contém fases como: quebra-cabeças, jogos de memória, homenagens a jogos clássicos, fases com realidade aumentada, entre outras. O foco do jogo é auxiliar de maneira lúdica, inclusiva e divertida no desenvolvimento pessoal e cognitivo, observando as características do Transtorno do espectro autista (TEA), tais como dificuldade na comunicação social, comportamentos restritivos e/ou repetitivos, entre outras. O desenvolvimento do jogo também considerou os tratamentos para TEA, como terapia, fonoaudiologia, musicoterapia, psicomotricidade, entre outros. O jogo passou por três validações: A primeira validação foi realizada com a análise de seis especialistas multidisciplinares divididos em dois grupos (especialistas em saúde e em tecnologia e jogos), obtendo uma classificação de excelente pelo Índice de validade de conteúdo (IVC). A segunda validação foi realizada em 3 sessões com 23 crianças que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobral, com o preenchimento do instrumento EGameFlow pelo responsável que as acompanhou, obtendo uma média geral de 6,36 de 7,00. A terceira avaliação foi feita através da análise das estatísticas do jogo ao ser utilizado pelas crianças da APAE.
Abstract: Since 1943, when the first study on autism was published by psychiatrist Leo Kanner in his work “Autistic Disorders of Affective Contact”, society has been looking for ways to better integrate these individuals into its dynamics. Not far from that time, in 1944, music therapy emerged, which aims to use sound-musical stimuli to improve communication and stimulate the relationship, motivation and learning of people with disabilities. Today, in the digital age, new ways of educating and preparing are mixed with the classic ones, including serious games, which aim to generate knowledge in a playful, fun and relaxing way. Aiming to contribute to the inclusion of children with the autism spectrum disorder, and also to contribute to this mix between classic and modern, this work aims at the development of a serious game with a theme focused on music and musicality. The game was developed for the Android platform, using the Unity game engine, and contains levels such as: puzzles, memory games, tributes to classic games, stages with augmented reality, among others. The focus of the game is to help in a playful, inclusive and fun way in personal and cognitive development, observing the characteristics of Autism spectrum disorder (ASD), such as difficulty in social communication, restrictive and/or repetitive behaviors, among others. The development of the game also considered treatments for ASD, such as therapy, speech therapy, music therapy, psychomotricity, among others. The game underwent three validations: The first one was made with the analysis of six multidisciplinary specialists divided into two groups (health and technology/games specialists), obtaining an excellent classification by the Content Validity Index (CVI). The second validation was carried out in 3 sessions by 23 children who attend the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) in Sobral, with the completion of the EGameFlow instrument by the guardian who accompanied them, obtaining an overall average of 6.36 out of 7.00. The third evaluation was made through the analysis of game statistics when used by APAE children.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75012
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0000-8882-4183
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2544795844681241
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-9933-9930
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4292868742453389
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEEC - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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