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dc.contributor.advisorGOMES, Rita Helena Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorMENEZES, Lúcia Nayara Frota-
dc.date.accessioned2023-11-14T18:24:37Z-
dc.date.available2023-11-14T18:24:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMENEZES, L. N. F. A Arte como ferramenta para desenvolver a autonomia e o senso crítico na Universidade. 2023. 30 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74977-
dc.description.abstractWe can recognize in brazilian education a prioritization of the search and transfer of information to the detriment of an ecological experience for students. In this work we propose to investigate how art in its most diverse possibilities can be used to help in the development of autonomy and critical sense of university students. We stick to the hypothesis that providing this experience to knowledge producers (teachers and students) in university spaces is important for them to perceive themselves as actors in their educational processes. Therefore, we intuit the arts as possible tools to reveal and access these experiences, broadening the look in front of the possible ecologies of learning (Jackson, 2013) in which the university student is inserted. Tthe study is a bibliographical research interspersing educators who defend, in a unique and diverse way, an education more committed to the reality of the student, and that surrounds him, as well as taking him as a political subject and producer of his own knowledge. Therefore, the main references of this research are: Paulo Freire (2020, 2021), Susan O'Neill (2012), Duarte Jr. (2000, 1991), Larrosa (2021) and Augusto Boal (2009). In dialogue with this theoretical analysis, we seek to know the context of art in university education. To this end, we carried out a survey and organization of the articles present in the PePSIC and Scielo databases on the education-art-university triad. Among the findings, it was possible to highlight the potential of art as a tool to develop the learning of all those involved in the educational process, especially students. Despite this, there is little evidence of the use of art in education, especially when thinking about higher education. The research also served as the basis for the production of a fanzine that brought together suggestions for possible artistic activities to assist in the teaching process at universities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Arte como ferramenta para desenvolver a autonomia e o senso crítico na Universidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPodemos reconhecer no ensino brasileiro, claramente, uma priorização da busca e transferência de informação em detrimento de uma experiência ecológica dos estudantes. Neste trabalho propomos investigar como a arte em suas mais diversas possibilidades podem ser utilizadas para auxiliarem no desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do estudante universitário. Atemo-nos à hipótese que proporcionar essa experiência aos produtores do conhecimento (docentes e discentes) nos espaços universitários é importante para que eles se percebam como atores de seus processos educacionais. Sendo assim, intuímos as artes como ferramentas possíveis para revelar e acessar essas experiências, ampliando o olhar diante das possíveis ecologias da aprendizagem (Jackson, 2013) em que se insere o estudante universitário. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica intercalando educadores que defendem, de modo singular e diverso, uma educação mais comprometida com a realidade do estudante, e que o circunda, bem como tomando-o enquanto sujeito político e produtor de seu próprio conhecimento. São, portanto, referências principais desta pesquisa: Paulo Freire (2020, 2021), Susan O’Neill (2012), Duarte Jr. (2000, 1991), Larrosa (2021) e Augusto Boal (2009). Em diálogo com esta análise teórica, buscamos conhecer o contexto da arte na educação das universidades. Para tal, realizamos um levantamento e organização dos artigos presentes nas bases de dados PePSIC e Scielo sobre a tríade educação-arte-universidade. Dentre os achados, foi possível destacar as potencialidades da arte como ferramenta para desenvolver o aprendizado de todos os envolvidos no processo educacional, especialmente, estudantes. Apesar disto, pouco se evidencia a utilização da arte na educação, principalmente quando se pensa no ensino superior. A pesquisa também serviu como base para produção de um fanzine que trouxe um compilado de sugestões de atividades artísticas possíveis para auxiliar no processo de ensino nas universidades.pt_BR
dc.subject.ptbrArtept_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.enArtpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0286000757300314pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2306-4264pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9324470543610163pt_BR
local.date.available2023-
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