Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74963
Tipo: TCC
Título: Onde está a descrição? Investigando problemas de acessibilidade na versão em português de aplicativos Smart Home: uma avaliação do RSmart e do Google Home
Título em inglês: Where is the description? Investigating accessibility issues in the Portuguese version of Smart Home applications: a review of RSmart and Google Home
Autor(es): Martins, Ribamar de Souza
Mesquita, Daniel
Orientador: Araújo, Maria da Conceição Carneiro
Coorientador: Carvalho, Windson Viana de
Palavras-chave em português: Acessibilidade;Smart home;Aplicativos móveis
Palavras-chave em inglês: Accessibility;Smart home
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2022
Citação: MARTINS, Ribamar de Souza; MESQUITA, Daniel. Onde está a descrição? Investigando problemas de acessibilidade na versão em português de aplicativos Smart Home: uma avaliação do RSmart e do Google Home. 2022. 11 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Dispositivos domésticos inteligentes (por exemplo, Alexa Echo dot, Smart TVs) são tecnologias únicas para melhorar a vida cotidiana, especialmente para pessoas com deficiência. Porém, apesar dos avanços proporcionados por essas tecnologias, pessoas cegas relataram problemas de acessibilidade no uso de aplicativos móveis que medeiam a interação com dispositivos inteligentes. O nosso estudo pretende compreender o estado atual de acessibilidade destas aplicações através da análise das suas versões em português. Primeiro, entrevistamos 20 brasileiros cegos para mapear os usos e os principais desafios de acessibilidade dos dispositivos Smart Home. A seguir, avaliamos a acessibilidade de cinco aplicativos móveis utilizados neste contexto: LG ThinQ, Amazon Alexa, openHAB, Google Home e RSmart. Encontramos um total de 1.148 problemas de acessibilidade em suas versões em português. Os problemas mais frequentes foram rótulos ausentes ou incorretos e contexto incorreto (por exemplo, descrições de conteúdo em inglês). As tarefas que mais apresentaram problemas de acessibilidade foram a busca e configuração dos dispositivos. Estas questões podem limitar a utilização inicial de dispositivos inteligentes por utilizadores com deficiência e obrigá-los a depender de outra pessoa para realizar tarefas essenciais nestas aplicações, mesmo aquelas criadas por gigantes da tecnologia.
Abstract: Smart Home devices (e.g. Alexa Echo dot, Smart TVs) are unique technologies to improve everyday lives, especially for people with disabilities. However, despite the advances provided by these technologies, people who are blind reported accessibility issues in the use of mobile applications that mediate interaction with smart devices. Our study aims to understand these applications’ current state of accessibility by analysing their Portuguese versions. First, we surveyed 20 Brazilians who are blind to map the uses and main accessibility challenges of Smart Home devices. Next, we evaluated the accessibility of five mobile applications used in this context: LG ThinQ, Amazon Alexa, openHAB, Google Home, and RSmart. We found a total of 1148 accessibility issues in their Portuguese versions. The most frequent issues were missing or incorrect labels and incorrect context (e.g., content descriptions in English). The tasks that presented the most accessibility problems were the devices’ search and configuration. These issues could limit the initial use of intelligent devices by users with disabilities and compel them to rely on someone else to perform essential tasks in these apps, even those created by tech giants.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74963
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_rsmartins.pdf966,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.