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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74912
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Claudicélio Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Lima Filho, Fernando Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T12:19:57Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08T12:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LIMA FILHO, Fernando Cavalcante. Do ralo à ruína: a masculinidade hegemônica na obra de Lourenço Mutarelli e Marcelo Mirisola. Orientador: Claudicélio Rodrigues da Silva. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74912 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do ralo à ruína: a masculinidade hegemônica na obra de Lourenço Mutarelli e Marcelo Mirisola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo objetiva investigar as obras O cheiro do ralo (2002), de Lourenço Muta-relli, e a bilogia Como se me fumasse (2017) e Quanto custa um elefante? (2020), de Marcelo Mirisola, procurando analisar, sob a ótica e o questionamento da dominação masculina, as fraquezas, desumanizações e vulnerabilidades concernentes aos protagonistas dos textos, e associá-las à análise da sexualidade no campo das relações de poder. Os protagonistas das obras em questão usam a sua condição hegemônica de forma impositiva, tratando as pessoas como meio conveniente à realização de seus prazeres. Prova disso são as mulheres presentes nas obras, pois no texto de Mutarelli, a garçonete é reduzida a uma bunda, tornando-se item de desejo do narrador; no livro de Mirisola, a personagem feminina, simbolicamente chamada de Ruína, além de ser tratada como objeto, é julgada e culpada pelas atribulações vivenciadas pelo homem. A partir da análise dos textos literários, a pesquisa aborda a formação dos indi-víduos pertencentes à masculinidade hegemônica e os impactos de suas ações sobre as pesso-as, revelando a necessidade de reformulação dessa identidade masculina. Dessa forma, a pes-quisa percorre as masculinidades e os seus desdobramentos, utilizando algumas referências, como Connell (2003), Bourdieu (2020), Foucault (2020), Bola (2020), Trevisan (2021), Freud (2012), hooks (2022), além de outros teóricos que dão suporte às discussões referentes aos estudos das masculinidades. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Cet étude a le but d’investiguer les oeuvres O cheiro do ralo (2002), de Lourenço Mutarelli, et la bilogie Como se me fumasse (2017) et Quanto custa um elefante? (2020), de Marcelo Mirisola, en analysant, à partir de la perspective et de la contestation de la domination masculine, les faiblesses, les déshumanisations et les vulnérabilités correspondantes aux protagonistes des textes, en faisant son association à l’analyse de la sexualité dans le champs des relations de pouvoir. Les protagonistes des oeuvres mentionnées utilisent sa condition hégémonique d’une façon impositive, en traitant des autres sujets comme un tremplin pour la réalisation de plaisirs éxotiques. Cette information peut être vérifiée à partir de la situation des femmes exposées dans les oeuvres, parce que dans le texte de Mutarelli, la serveuse est réduite à la condition de ses fesses, en se devenant un objet de désir du narrateur; dans le livre de Mirisola, le personnage féminin, symboliquement nommé Ruine, en plus d’être traité comme objet, est jugé et culpabilisé comme responsable des mésaventures vécues par le sujet masculin. À partir de l’analyse des textes littéraires, la recherche aborde la formation des individus qui appartiennent à la masculinité hégémonique et les impacts de ses actions sur les sujets, en revelant la nécessité de reformulation de cette identité masculine. De cette manière, la recherche parcourt les masculinités e ses déploiements, en utilisant quelques références, comme Connell (2003), Bourdieu (2020), Foucault (2020), Bola (2020), Trevisan (2021), Freud (2012), hooks (2022) en plus d’autres théoriques qui enrichissent les discussions à propos des études des masculinités. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Relações de poder | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Masculinidade hegemônica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Lourenço Mutarelli | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Marcelo Mirisola | pt_BR |
dc.subject.fr | Sexualité | pt_BR |
dc.subject.fr | Relations de pouvoir | pt_BR |
dc.subject.fr | Masculinité hégémonique | pt_BR |
dc.subject.fr | Lourenço Mutarelli | pt_BR |
dc.subject.fr | Marcelo Mirisola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0004-0492-4590 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2837088177899443 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4879-9416 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7239192930976223 | pt_BR |
local.date.available | 2023-10-31 | - |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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