Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74807
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologias ativas no processo de ensino em Geografia: relato de experiência |
Autor(es): | Carvalho, Gisele Sousa |
Orientador: | Oliveira, Alexandra Maria de |
Palavras-chave em português: | Ensino de geografia;Metodologias ativas;Formação cidadã |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CARVALHO, Gisele Sousa. Metodologias ativas no processo de ensino em Geografia: relato de experiência. 2023. 42 f. TCC (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A Geografia contribui na formação cidadã dos estudantes, permitindo transmitir conhecimentos abrangentes nas categorias de Paisagem, Território, Região e Lugar, para a compreensão do espaço geográfico. Através desses ensinamentos, o professor de Geografia, relaciona a teoria, com os conhecimentos prévios dos educandos para que ele pense criticamente sobre as problemáticas e se tornem agentes transformadores da sociedade, principalmente nos seus lugares de convivência social. Nas escolas, é comum as aulas expositivas tradicionais, onde os estudantes ficam apenas como ouvintes e fazem atividades com o intuito de decorar um conteúdo para a avaliação bimestral. O professor é colocado como detentor das informações, dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Para um ensino em Geografia crítico e reflexivo com os educandos, esse trabalho se desenvolveu por meio do uso de Metodologias Ativas para o processo de ensino e aprendizagem. Com recorte temporal para a realização das atividades na escola nos meses de março até maio de 2023, a pesquisa foi realizada com a turma de 2° ano C da Escola de Ensino Médio Deputado Fausto Aguiar Arruda, localizada na Avenida XXVI, sn, Jereissati II, Pacatuba, Ceará. Tem como objetivo geral desenvolver as Metodologias Ativas no Ensino de Geografia, contribuindo para a formação cidadã dos jovens escolares. E específicos, revelar o protagonismo dos alunos na busca ativa de conhecimentos; proporcionar atividades em que o professor seja um mediador em sala de aula e identificar possibilidades e desafios da aplicação das Metodologias Ativas no Ensino de Geografia na escola pública. Como procedimentos metodológicos, foram feitas leituras bibliográficas, observação participante, planejamento, uso do WhatsApp e E-mail para a comunicação, uso das Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida e Jogo de Tabuleiro. Além da socialização dos trabalhos em sala de aula. As regências aplicadas neste estudo tiveram como plano geral a temática sobre “Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Como resultado, os estudantes ficaram mais participativos, conseguiram adquirir conhecimento através de pesquisa, trabalho em grupo, incentivo a habilidade de comunicação, entre outras habilidades e competências. O Ensino de Geografia é capaz de auxiliar na construção de cidadãos ativos e com pensamento crítico e reflexivo sobre a sociedade moderna. Constatou-se que os educandos conseguem formular e defender ideias sobre as questões ambientais, se mostrando bem participativos na busca de conhecimentos geográficos. Dessa forma, inserir Metodologias Ativas na prática docente no Ensino de Geografia é fundamental para estimular a pesquisa, a cognição e o trabalho coletivo na escola pública |
Abstract: | Geography contributes to the citizenship formation of students, allowing the transmission of comprehensive knowledge in the categories of Landscape, Territory, Region and Place, for the understanding of geographic space. Through these teachings, the Geography teacher relates the theory with the students' prior knowledge so that they think critically about the problems and become transforming agents of society, mainly in their places of social coexistence. In schools, traditional lectures are common, where students are only listeners and do activities with the aim of memorizing content for the bimonthly assessment. The teacher is placed as the holder of information, making the teaching-learning process difficult. For a critical and reflective teaching in Geography with students, this work was developed through the use of Active Methodologies for the teaching and learning process. With a time frame for carrying out activities at the school from March to May 2023, the research was carried out with the 2° year C class of the Deputado Fausto Aguiar Arruda High School, located at Avenida XXVI, sn, Jereissati II, Pacatuba, Ceará. Having as general objective to develop the Active Methodologies in the Teaching of Geography, contributing to the citizenship formation of the young students. And specific, reveal the protagonism of students in the active search for knowledge; provide activities in which the teacher is a mediator in the classroom and identify possibilities and challenges for the application of Active Methodologies in Teaching Geography in public schools. Methodological procedures, bibliographical readings, participant observation, planning, use of WhatsApp and Email for communication, use of Active Methodologies: Inverted Classroom and Board Game were carried out. In addition to the socialization of work in the classroom. The rules applied in this study had the theme of “Environment and Sustainable Development” as a general plan. As a result, students became more participatory, managed to acquire knowledge through research, group work, encouraging communication skills, among other skills and competencies. The Teaching of Geography is capable of helping to build active citizens with critical and reflective thinking about modern society. It was found that students are able to formulate and defend ideas on environmental issues, showing themselves to be very participatory in the search for geographic knowledge. Thus, inserting Active Methodologies in teaching practice in Geography Teaching is fundamental to stimulate research, cognition and collective work in public schools. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74807 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/0725328681827160 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-1698-5436 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_gscarvalho.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.