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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Paulino, Antonio George Lopes | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Aparecida Fernandes | - |
dc.contributor.author | Vieira, Patricia Macedo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Karliana Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T18:37:32Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T18:37:32Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ana Aparecida Fernandes; VIEIRA, Patricia Macedo; RODRIGUES, Karliana Fernandes. As rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, cultura, expressão corporal e espiritualidade indígena. 2023. 59 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indigena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indigena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Novo Oriente, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74788 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, cultura, expressão corporal e espiritualidade indígena | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho analisa aspectos relacionados à educação indígena, tendo como finalidade refletir sobre a educação diferenciada, sendo que o foco é “As rezadeiras e sua importância cultural para a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena”. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem nas pesquisas teóricas e em conhecimentos prévios sobre a temática. O texto está dividido em cinco tópicos, O primeiro trata-se da introdução que faz um breve apanhado de tudo que foi discutido, no tópico dois faz menção a história de cada autora deste trabalho, onde contam a sua história, o terceiro fala da contextualização histórica da educação dos povos indígenas, onde busca conta um pouco sobre como ocorreu a educação destinadas aos povos indígenas do Brasil no decorrer da história levando em consideração as questões legais, a história do movimento indígena no município de Novo Oriente e as lutas travadas pelos povos indígenas por uma educação diferenciada e de qualidade. Já o tópico quatro fala da conquista dos povos nativos do estado Ceará com a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena, pois passou a fazer parte da sua grade curricular uma disciplina que permitia a valorização e a preservação da cultura manifestada em cada aldeia. No quinto tópico é retratado a importância das rezadeiras para a disciplina de arte, expressão corporal, cultura e espiritualidade indígena, pois essa temática abrange uma diversidade de assuntos imensa, além de mostrar para os alunos os conhecimentos de vida destas pessoas dotadas de dons e sabedoria. Por fim, no tópico seis é exposto a importância das rezadeiras para a disciplina voltada para as tradições indígenas, além de retomar os objetivos e apresenta uma reflexão acerca da temática abordada. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Rezadeiras | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Educação diferenciada | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Preservação cultural | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4028663348087610 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9287-1801 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9438816902023564 | pt_BR |
local.date.available | 2023-10-25 | - |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_tcc_aafrodrigues.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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