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dc.contributor.advisorGalvão, Marli Teresinha Gimeniz-
dc.contributor.authorCosta, Ana Karoline Bastos-
dc.date.accessioned2023-10-19T13:06:04Z-
dc.date.available2023-10-19T13:06:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Karoline Bastos. Construção e validação de cartilha educativa para planejamento reprodutivo de pessoas vivendo no contexto do HIV. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74688. Acesso em: 19 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74688-
dc.description.abstractThe desire to become pregnant or to choose the best period for pregnancy in the presence of HIV is a health care need, whose reproductive counseling developed by a health professional will discuss with the woman, man or couple different situations such as clinical condition, current treatment, risks involved, reinfection, psychological aspects to identify the ideal period for the realization or not of the pregnancy. In view of this, a methodological study was carried out with the objective of building and validating a booklet aimed at the reproductive planning of people living in the context of HIV. The educational technology is entitled: “Resolving doubts about reproductive planning in the face of HIV”. The study followed the following phases: elaboration of the booklet; validation with content judges, adequacy according to the judges' suggestions and validation with the target audience. The elaboration was based on manuals from the Ministry of Health and Orem's Self-Care Deficit Theory. The population consisted of 27 content judges and 22 people living with HIV. The Flesch readability test was applied to the textual script, obtaining an index of 16.5, classifying the material as “very difficult” to read. Pages of the booklet that reached Content Validity Index (CVI) > 0.80 were considered validated. In the validation with the expert judges, the booklet showed an excellent global CVI (0.96), thus making the content validated with at least 90% agreement between the evaluators. Regarding the evaluation of the booklet through the Suitability Assessment of Materials (SAM) instrument, 91% of the material was classified by the judges as a material with a “higher” degree of recommendation to be used with the target audience, only two items were considered. assessed as adequate. Regarding the validation of appearance with the target audience, the health literacy scale was applied, it was observed that 90.9% of the participants (n=20) have high literacy. When the essay questionnaire was applied to evaluate the booklet, 100% agreement was observed in most items. All participants reported that the figures presented help a better understanding of the subject. When evaluating the clarity of the topics covered in the booklet, all pages of the booklet were more than 95% clear. When evaluating the relevance of the subjects covered in the booklet, all pages of the booklet had more than 100% agreement. The final version of the booklet consists of 42 pages. It can be concluded that the technology developed is valid, with a high degree of recommendation by expert judges to be used with people living with HIV.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleConstrução e validação de cartilha educativa para planejamento reprodutivo de pessoas vivendo no contexto do HIVpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO desejo de engravidar ou de escolher o melhor período para gestação na vigência do HIV é uma necessidade de cuidado em saúde. O aconselhamento reprodutivo desenvolvido por profissional de saúde debaterá com a mulher, homem ou casal diversas situações como condição clínica, tratamento atual, riscos envolvidos, reinfeção, aspectos psicológicos para identificar o período ideal para a concretização ou não da gravidez. Diante disso, realizou-se um estudo metodológico com o objetivo construir e validar uma cartilha direcionada ao planejamento reprodutivo de Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV). A tecnologia educativa é intitulada: “Tirando dúvidas sobre planejamento reprodutivo diante do HIV”. O estudo seguiu as fases: elaboração da cartilha; validação com juízes especialistas, adequação conforme sugestões dos juízes e validação com o público-alvo. O período do estudo foi de janeiro de 2020 a dezembro de 2021. A elaboração foi pautada em manuais do ministério da saúde e na Teoria do Déficit do Autocuidado de Orem. A população foi composta por 27 juízes especialistas e 22 PVHIV. O teste de legibilidade de Flesch foi aplicado no roteiro textual, obtendo um índice de 16,5, classificando o material como “muito difícil” de ler. Consideraram-se validadas as páginas que atingiram Índice de Validade de Conteúdo (IVC) > 0,80. Na validação com os juízes especialistas, a cartilha apresentou excelente IVC global (0,96), tornando-se assim o conteúdo validado com pelo menos 90% de concordância entre os avaliadores. No tocante à avaliação por meio do instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), 91% do material foi classificado pelos juízes como um material com grau de recomendação “superior” para ser utilizada com PVHIV, apenas dois itens foram avaliados como adequados. Com relação à validação de aparência com o público-alvo foi aplicada a escala de letramento em saúde, observou-se que 90,9% dos participantes (n=20) possuem alta alfabetização. Quando aplicado o questionário dissertativo para avaliação da cartilha, observou-se 100% de concordância na maioria dos itens. Todos os participantes relataram que as figuras apresentadas ajudaram na compreensão do assunto, todas as páginas tiveram mais de 95% de clareza dos assuntos e 100% de concordância da relevância dos assuntos. A versão final é composta por 42 páginas. Em conclusão a cartilha direcionada ao planejamento reprodutivo de PVHIV é válida, com alto grau de recomendação pelos juízes especialistas para ser utilizada com a população-alvo e, as PVHIV a julgaram com alto grau de relevância e clareza, bem como a composição com figuras auxilia na compreensão dos assuntos.pt_BR
dc.subject.ptbrHIVpt_BR
dc.subject.ptbrPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.ptbrTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subject.enHIVpt_BR
dc.subject.enHealth Promotionpt_BR
dc.subject.enEducational Technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5994-081Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2170318858747056pt_BR
local.advisor.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-3995-9107pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8090769371296465pt_BR
local.date.available2024-03-30-
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