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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Kleber Saraiva de-
dc.contributor.authorSilva Filho, Geraldo Barbosa da-
dc.contributor.authorOliveira, Maria do Socorro Feitosa de Souza-
dc.contributor.authorLemos, Maria Fabiana Martins-
dc.date.accessioned2023-10-11T13:04:51Z-
dc.date.available2023-10-11T13:04:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Geraldo Barbosa da; OLIVEIRA, Maria do Socorro Feitosa de Souza; LEMOS, Maria Fabiana Martins. O uso das plantas medicinais para a cura das doenças da aldeia e sua relação com o trabalho das benzedeiras e rezadeiras na tradição indígena Tapeba, Potyguara e Tabajara. 2023. 30 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indigena) - Curso de Licenciatura Intercultural Indigena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74651-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso das plantas medicinais para a cura das doenças da aldeia e sua relação com o trabalho das benzedeiras e rezadeiras na tradição indígena Tapeba, Potyguara e Tabajarapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesde os tempos dos nossos antepassados que os usos das plantas medicinais estão presentes no cotidiano das aldeias, sobretudo para a cura das doenças do corpo, fosse uma simples dor de cabeça ou mesmo uma inflamação no dente, recorria-se sempre as ervas cuja manipulação era repassada de geração para geração exclusivamente pela tradição oral. Assim, nossos pais aprenderam com nossos avós, que aprenderam com nossas tataravós e dessa forma o conhecimento e as técnicas corretas de manipulação dos chás, das infusões e da dosagem correta a ser tomada fazem parte do saber e por que não dizer da ciência das populações indígenas aqui do Ceará. Apesar de atualmente termos um serviço de atenção à saúde indígena, na maioria das aldeias através dos postos de saúde e das equipes multidisciplinares que atuam no atender as populações indígenas, ainda assim, o tratamento com ervas, raízes, cascas de árvores são utilizadas até os dias atuais. Não menos importante que isso, ainda utilizamos o trabalho da rezadeiras e benzedeiras são acionados quando os remédios distribuídos no posto não funcionam, isso significa dizer em nossa tradição indígena que a doença da pessoa não é do corpo e sim espiritual (um quebranto, um vento caído, ou até mesmo uma carga de energia negativa, que se costuma dizer que a pessoa está carregada). [...]pt_BR
dc.subject.ptbrMedicina tradicionalpt_BR
dc.subject.ptbrPlantas medicinaispt_BR
dc.subject.ptbrTradição indígenapt_BR
dc.subject.ptbrCura de doençaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-3093-0355pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7907975890953015pt_BR
local.date.available2023-10-11-
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

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