Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarmo, Francisca Maurilene do-
dc.contributor.authorSales, Letícia César Pompeu-
dc.date.accessioned2023-10-05T14:49:44Z-
dc.date.available2023-10-05T14:49:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSALES, Leticia Cesar Pompeu. O uso da tecnologia na primeira infância: influências no desenvolvimento e na aprendizagem. 2023. 55 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74594-
dc.description.abstractThe use of technologies has reached a significant space in people's lives, especially in children's daily lives, affecting their relationship with the world, with themselves and with others. From this perspective, the present study aimed to analyze how the use of technology in childhood can influence the child's development and learning process. As specific objectives, it was intended to: 1. Examine the advances in technology and its relevance in the 21st century. 2. Investigate how the child development process occurs; 3. Investigate the influences of technology in childhood; 4. Discuss the limits and possibilities of using technologies in the child's development and learning process. Bringing Lev Vygotsky (1991) as a theoretical foundation, and his interpreters in Brazil, Marta Kohl de Oliveira (1997), Teresa Cristina Rego, (2002), Henri Paul Wallon (1986), among others. Regarding the approach, it consisted of a quantitative and qualitative research, using a Google forms form with twelve closed questions, sent by WhatsApp as an instrument for data construction. At the end of the work, it was concluded, from the results obtained, the impacts of technologies on child development, assuring that these are part of children's daily lives and affect the way they relate to themselves and to the outside world. Therefore, the excessive use of technology in early childhood can have an impact on social interactions and play, causing damage to development and learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso da tecnologia na primeira infância: influências no desenvolvimento e na aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso das tecnologias tem alcançado um espaço significativo nas vidas das pessoas, especialmente no cotidiano das crianças, afetando sua relação com o mundo, consigo mesma e com o outro. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral analisar como o uso da tecnologia na infância pode influenciar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Como objetivos específicos, pretendeu-se: 1. Examinar os avanços da tecnologia e a sua relevância no século XXI. 2. Investigar como ocorre o processo do desenvolvimento infantil; 3. Investigar as influências da tecnologia na infância; 4. Discutir os limites e as possibilidades da utilização das tecnologias no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Trazendo como fundamentação teórica Lev Vygotsky (1991), e seus intérpretes no Brasil, Marta Kohl de Oliveira (1997), Teresa Cristina Rego, (2002), Henri Paul Wallon (1986), dentre outros. Em relação à abordagem, consistiu em uma pesquisa quanti-qualitativa, usando como instrumento para a construção dos dados um formulário do Google forms com doze perguntas fechadas, encaminhada por WhatsApp. Ao final do trabalho, concluiu-se, a partir dos resultados apurados, as influências das tecnologias no desenvolvimento infantil, asseverando que estas fazem parte do dia a dia das crianças e afetam a forma como se relacionam consigo mesmas e com o mundo exterior. Portanto, o uso excessivo da tecnologia na primeira infância pode tinfluenciar nas interações sociais e no brincar, ocasionando prejuízos no desenvolvimento e aprendizagem.pt_BR
dc.subject.ptbrUso de tecnologia na infâciapt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimentopt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagempt_BR
dc.subject.enUse of technology in childhoodpt_BR
dc.subject.enDevelopmentpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0635-040Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8960782937577945pt_BR
local.date.available2023-10-05-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lcpsales.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.