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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSzafir, Milena-
dc.contributor.authorBrito, Caio Victor da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-02T20:38:48Z-
dc.date.available2023-10-02T20:38:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRITO, Caio Victor da Silva. Arte da montagem espacial em obras de realidade virtual. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74555-
dc.description.abstractWhen experiencing immersive audiovisual works for virtual reality (VR), we notice that the interactivity of the viewer's gaze around the 360° plane is largely responsible for the framing of the spherical scene, that is, the way a VR work will be experienced is unique to each individual. In this way, it prompts us to reflect on how spatial composition and the arrangement of 360° shots are developed according to the logics of artistic creation for VR. Therefore, we investigate how the construction of 360° editing takes place based on a visual composition approach for the spherical plane in contemporary immersive virtual reality works, whether interactive or not. The foundations of this dissertation encompass studies on new media and virtual reality, how they correlate with the history and language of cinema, in light of the knowledge developed through practical developments within the Intervalos e Ritmos (#ir!/Projet'ares Audiovisuais/PPGARTES/UFC) group, as well as essays analyzing the aesthetic and poetic experiments of our own immersive creations, influenced by Szafir's (2016) provocation in dialogue with Manovich (2013) regarding "when cinema becomes Design," and the art of motion graphics (Szafir, 2016). By engaging with artists such as Anderson and Huang (2017), Colinart (2016), Kranot (2021), Vautier (2017), and Zandrowicz (2016-2022), among others, as well as authors like Murray (1997), Grau (2003), Flusser (2005), Brillhart (2015), Alger (2015), Mateer (2017), Tricard (2018), Doyle (2021), Bylieva (2021), among others, we highlight distinct aesthetics of creation and accessible pedagogies for the artistic poetics of virtual reality that contribute to its dissemination among artists, audiovisual creators, and, why not, amateurs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArte da montagem espacial em obras de realidade virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo experienciarmos obras audiovisuais imersivas para a realidade virtual (VR), notamos que a interatividade do olhar do espectador em torno do plano esférico é a grande responsável pelos recortes da cena esférica, ou seja, o modo como será experienciada uma obra VR é particular para cada um. Dessa maneira, instiga-nos a refletir sobre como a montagem espacial e a composição dos planos em 360° são elaboradas segundo as lógicas de criação artística para VR. Dessa forma, investigamos como se dá a construção da montagem em 360° a partir de um pensamento de composição visual para o plano esférico em obras contemporâneas de realidade virtual imersiva, interativa ou não. As bases que constituem a presente dissertação passam pelos estudos sobre novas mídias e realidade virtual, como se correlacionam com a história e a linguagem do cinema, frente ao conhecimento desenvolvido em desdobramentos práticos junto ao grupo Intervalos e Ritmos (#ir!/Projet'ares Audiovisuais/PPGARTES/UFC), ensaios em análises das experimentações estéticas e poéticas de nossa própria criação imersiva, sendo esta influenciada pela provocação de Szafir (2016) em diálogo com Manovich (2013) acerca de "quando o cinema se torna Design”, e pela arte do design em movimento – motion graphics (Szafir, 2016). Ao dialogarmos com artistas como Anderson e Huang (2017), Colinart (2016), Kranot (2021), Vautier (2017) e Zandrowicz (2016-2022), entre outros, e autores como Murray (1997), Grau (2003), Flusser (2005), Brillhart (2015), Alger (2015), Mateer (2017), Tricard (2018), Doyle (2021), Bylieva (2021), entre outros, evidenciamos distintas estéticas de criação e acessíveis pedagogias à poética artística da realidade virtual que contribuem para a sua difusão entre artistas, realizadores audiovisuais e, por que não, amadores.pt_BR
dc.subject.ptbrMontagem espacialpt_BR
dc.subject.ptbrRealidade virtualpt_BR
dc.subject.ptbrNarrativas imersivaspt_BR
dc.subject.ptbrEstéticas imersivaspt_BR
dc.subject.ptbrNovas mídiaspt_BR
dc.subject.ptbrArtespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2232105795767136pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2407478029218868pt_BR
local.date.available2023-10-02-
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