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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chicca Junior, Natal Anacleto | - |
dc.contributor.author | Freitas, Mike Apoliano Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T17:24:42Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T17:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Mike Apoliano Gomes de. Produção de uma página de quadrinhos em pixel art no estilo visual do game boy. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74496 | - |
dc.description.abstract | Comics have been through many changes over time, from prints to digital media. With this adaptation, it’s possible to make use of digital features in the production process, changing drastically how a typical comic page looks like. The transmission of independent works has been facilitated by the internet, but the creation process may become complex with so many options available and no restricted scope for a project. Considering limitation as a catalyst for creativity, it was analyzed how the use of the visual aesthetics of a videogame console, in particular the Game Boy, might affect the process of creating a digital comic. The Game Boy and other 8-bit era consoles have graphics that are known as pixel art in modern terms, being an art style known as the result of the restrictions of the technology at the time. This work describes the adaptation of an original webcomic page, known as “Reversed”, to Game Boy’s pixel art style. Empirical experiments have been conducted, and the results were registered in this document. The final result may be considered a digital comic capable of being visualized on the Game Boy console itself, however with some issues regarding the resolution of the original page and the Game Boy screen. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produção de uma página de quadrinhos em pixel art no estilo visual do game boy | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A mídia dos quadrinhos passou por diversas transformações ao longo do tempo, indo do formato impresso ao digital. Nessa adaptação é possível fazer uso de recursos digitais como parte da produção, podendo alterar drasticamente a formatação de uma história em quadrinhos convencional. A veiculação de trabalhos independentes foi facilitada com o advento da internet, mas o processo criativo pode se tornar complexo quando existem muitas opções disponíveis, sem a delimitação de um escopo na produção. Considerando a limitação como um elemento estimulador da criatividade, buscou-se analisar como o processo de criação de um quadrinho digital pode ser impactado com o uso da estética visual dos gráficos de um console de videogame, em particular o console Game Boy. Este console e outros da era 8-bits possuem gráficos que hoje são chamados de pixel art, sendo um estilo visual característico por restrições geradas pela tecnologia da época. O trabalho relata o processo de adaptação de uma página de uma webcomic autoral, chamada “Reversed”, para o estilo pixel art do console Game Boy. Foram realizados experimentos empíricos, os quais foram registrados neste documento. O resultado obtido pode ser considerado uma página de quadrinhos que pode ser exibida no hardware original do Game Boy, porém com ressalvas quanto as resoluções da página original e da tela do console. | pt_BR |
dc.title.en | Production of a pixel art comic page in the game boy visual style | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Quadrinhos | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Pixel art | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Game Boy | pt_BR |
dc.subject.en | Comics | pt_BR |
dc.subject.en | Pixel art | pt_BR |
dc.subject.en | Game Boy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4342813292707097 | pt_BR |
local.date.available | 2022 | - |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_tcc_magfreitas.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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