Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Nataniele dos Santos-
dc.contributor.authorAraujo, Jair Andrade de-
dc.contributor.authorJusto, Wellington Ribeiro-
dc.contributor.authorSobreira, Diogo Brito-
dc.date.accessioned2023-09-25T17:54:34Z-
dc.date.available2023-09-25T17:54:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALENCAR, Nataniele dos Santos; ARAUJO, Jair Andrade de; JUSTO, Wellington Ribeiro; SOBREIRA, Diogo Brito. Efeito da escolaridade dos pais mediado pelo tipo de escola no desempenho educacional dos alunos no meio urbano e rural brasileiro. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 54, n. 2, p. 8-30, abr./jun. 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461. Acesso em: 25 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn0100-4956-
dc.identifier.issn2357-9226-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74461-
dc.description.abstractThe study sought to mesuare the indirect effect of parents education on the school performace of children studying in the 3rd year of high school in urban and rural Brazilian public schools, in the subjects of Portuguese Language and Mathematics, through mediation, which is the type of school they attend, whether they are full-time or not. The casual mediation effects method applied to the SAEB 2017 data was used. The results show that parents education level positively and significantly influence students performancde on test scores. This effect is enhanced by full-time schools, especially for students from rural schools and when mothers have completed higher education. The results found allow us to suggest two important paths for better performance, Which are the expansion of the full-time schools and the increse in parents education level, as these characteristcs are important for the good performance of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito da escolaridade dos pais mediado pelo tipo de escola no desempenho educacional dos alunos no meio urbano e rural brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo buscou mensurar o efeito indireto da escolaridade dos pais sobre o desempenho dos filhos que estudam no 3º ano do ensino médio das escolas públicas urbanas e rurais brasileiras, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da mediação que é o tipo de escola que estudam, se são de tempo integral ou não. Foi utilizado o método de Efeito Mediação Causal aplicado aos dados do SAEB 2017. Os resultados apontam que o nível de escolaridade dos país influencia positivamente e significativamente o desempenho dos em pontuações de testes. Esse efeito é potencializado pelas escolas de tempo integral, principalmente para os alunos de escolas rurais e quando as mães possuem o nível superior completo. Os resultados encontrados permitem sugerir dois caminhos importantes para melhores desempenhos, que são a ampliação de escolas de tempo integral e o aumento do nível de escolaridade dos pais, pois importantes são essas características para o bom desempenho dos alunos.pt_BR
dc.title.enEffect of parents schools mediated by the type of school on the educational performance of students in the urban and rural brazilpt_BR
dc.subject.ptbrDesigualdadespt_BR
dc.subject.ptbrEducação integralpt_BR
dc.subject.ptbrEscolas - Desempenho escolarpt_BR
dc.subject.ptbrMediaçãopt_BR
dc.subject.enInequalitiespt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enSchoolspt_BR
dc.subject.enMediationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4571400170979488pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7374641262802257pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4131622854992293pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3280720633645199pt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_art_nsalencar.pdf819,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.