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Tipo: TCC
Título: Juventude cearense: tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de participação política e cívica
Título em inglês: Ceará youth: digital information and communication technologies as tools for political and civic participation
Autor(es): Farias, Láizla Fernandes
Orientador: Pereira, Georgia da Cruz
Palavras-chave em português: Tecnologias Digitais da Informação;Cidadania Digital;Juventude;Política
Palavras-chave em inglês: Digital Information and Communication Technologies;Digital citizenship;Youth;Policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2022
Citação: FARIAS, Láizla Fernandes. Juventude cearense: tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de participação política e cívica. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Em 2022, foi observada uma queda significativa no número de jovens eleitores nos últimos trinta anos. Como forma de gerar engajamento, diversas organizações usaram plataformas e redes sociais para compartilhar campanhas de incentivo ao voto jovem nas eleições. Entretanto, são diversos os desafios enfrentados por essa faixa etária no que diz respeito à política, ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e à convivência no ambiente digital. Este trabalho pretendeu compreender como os jovens cearenses usam as TDICs como ferramenta de participação política e cívica, diante da inserção cada vez mais expressiva das TDICS na sociedade, da crescente presença digital dos jovens e dos desafios de acesso que surgem a partir desse cenário. Para compreender a presença das TDICs no cotidiano dos cidadãos, foi trazido o pensamento de Machado (2016), Corrêa e Brandemberg (2022) e Anjos e Silva (2018). A discussão segue com as interações possibilitadas pelos ambientes digitais com Martino (2014), assim como com o conceito de “nós” (CASTELLS, 2005), ciberespaço (LÉVY, 1999), movimentos sociais na Internet (CASTELLS, 2013) e Sociedade da Informação (WERTHEIN, 2000). Então, inicia-se também a discussão sobre o acesso à Internet na realidade brasileira, com pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Em seguida, Ribeiro e Pulino (2019) e Silva (2016) integram o debate sobre o tema das juventudes políticas no contexto digital. Compreendidas essas questões, a metodologia contou com a realização de grupos focais e a aplicação de questionários individuais, com intuito de ouvir os jovens sobre o que pensam de situações-problema propostas pela pesquisadora com os temas de cidadania digital, democracia e voto jovem, engajamento cívico e político online, serviço público online, cidadania ativa e representatividade na política. Percebeu-se que ser politicamente ativo foi uma questão que gerou dúvidas entre os jovens, mesmo depois de discussões sobre temas cidadãos, propostas de solução para cidade, feito manifestações nos ambiente coletivos (como na escola e nas redes sociais) e mencionar que é necessário, para exercer a cidadania, acompanhar os mandatos dos/as representantes eleitos. A partir da vivência em campo, os participantes relataram experiências como ações do grêmio estudantil da sua escola, criação de movimento nas redes sociais contra fake news por meio de hashtags e compartilhamento de imagens em defesa da causa coletiva, propuseram soluções para as problemáticas relacionadas, por exemplo, ao transporte, à alimentação, à educação, às atividades dedicadas à juventude, ao dia a dia na escola, dentre outras temáticas que citaram ao longo do grupo focal, demonstrando uma visão política e transformadora do mundo ao seu redor.
Abstract: In 2022, a significant drop in the number of young voters over the past thirty years has been observed. As a way to generate engagement, several organizations used platforms and social networks to share campaigns to encourage young people to vote in elections. However, there are several challenges faced by this age group with regard to politics, the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) and coexistence in the digital environment. This work intended to understand how young people from Ceará use TDICs as a tool for political and civic participation, given the increasingly significant insertion of TDICs in society, the growing digital presence of young people and the access challenges that arise from this scenario. In order to understand the presence of TDICs in the daily lives of citizens, the thinking of Machado (2016), Corrêa and Brandemberg (2022) and Anjos e Silva (2018) was brought up. The discussion continues with the interactions made possible by digital environments with Martino (2014), as well as with the concept of “us” (CASTELLS, 2005), cyberspace (LÉVY, 1999), social movements on the Internet (CASTELLS, 2013) and Society of Information (WERTHEIN, 2000). Then, the discussion on Internet access in brazilian reality also begins, with research from the Regional Center for Studies for the Development of the Information Society. Then, Ribeiro and Pulino (2019) and Silva (2016) integrate the debate on the theme of political youth in the digital context. Once these issues were understood, the methodology involved holding focus groups and applying individual questionnaires, with the aim of listening to young people about what they think about problem situations proposed by the researcher with the themes of digital citizenship, democracy and youth voting, engagement civic and political online, public service online, active citizenship and representativeness in politics. It was noticed that being politically active was an issue that raised doubts among young people, even after discussions on citizen issues, proposals for solutions for the city, demonstrations in collective environments (such as at school and on social networks) and mentioning that it is necessary to , to exercise citizenship, monitor the mandates of elected representatives. From the experience in the field, the participants reported experiences such as actions of the student union of their school, creation of movement in social networks against fake news through hashtags and sharing of images in defense of the collective cause, proposed solutions for the related problems, for example, transport, food, education, activities dedicated to youth, everyday life at school, among other topics mentioned throughout the focus group, demonstrating a political and transformative vision of the world around them.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74437
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7282584890816961
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

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