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Tipo: Dissertação
Título: O tratamento dado à variação linguística do tempo futuro do presente em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Costa, Izabelle de Vasconcelos
Orientador: Carvalho, Hebe Macedo de
Palavras-chave em português: Sociolinguística;Livro didático de português;Tempo futuro
Palavras-chave em inglês: Sociolinguistics;Portuguese textbook;Future tense
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Izabelle de Vasconcelos. O tratamento dado à variação linguística do tempo futuro do presente em livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de descrever o tratamento dado à expressão da variação linguística do tempo futuro do presente em livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente na coleção Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem (Ormundo; Sinicalchi, 2018), destinada à etapa dos anos finais do Ensino Fundamental, 6°, 7°, 8° e 9° ano, aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Para tanto, apresentamos reflexões de estudo da língua inserida nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística variacionista (Labov, 2008 [1972]) que, de modo geral, na investigação linguística, priorizam a relação entre língua e sociedade e nos pressupostos da Sociolinguística educacional (Bagno, 2007; Bortoni-Ricardo, 2014; Faraco, 2008; Zilles; Faraco, 2015) que tratam das implicações da perspectiva sociolinguística para o ensino. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, documento normativo que prevê o ensino de variação linguística no componente de Língua Portuguesa, surgiu o interesse em pesquisar a abordagemdos fenômenos linguísticos em livros didáticos, especificamente a abordagem do objeto dessa pesquisa que é a variação linguística do tempo futuro do presente. É interessante salientar que nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, caracterizando-se como do tipo exploratória. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, com coleta de dados documental. A análise dos fenômenos linguísticos nas coleções foi feita considerando-se três categorias: i. Orientação teórica em relação à concepção de língua adotada nos manuais do professor; ii. Orientação teórica em relação ao tratamento dado à variação linguística, adotada nos manuais do professor; e iii. Orientação pedagógica presente nas propostas de atividades do livro do aluno envolvendo o fenômeno em análise. Os resultados mostraram que a alternância entre as variantes dostempos verbais que expressam futuro do presente aparece de forma tangencial nos livros didáticos de Língua Portuguesa, com propostas pedagógicas fazendo uso quase que exclusivo da norma-padrão, considerando ser, essa, a principal referência para o ensino de Língua Portuguesa.
Abstract: This research aims to describe the treatment given to the expression of the linguistic variation of the future tense of the present in Portuguese language textbooks, specifically in the Se Liga na Língua collection: Reading, Text Production and Language (Ormundo; Sinicalchi, 2018), intended for the stage of the final years of Elementary School, 6th, 7th, 8th and 9th grade, approved by the 2020 National Book and Didactic Material Program (PNLD). For this purpose, we present reflections about the studies of the language inserted in the theoretical-methodological assumptions of variationist Sociolinguistics (Labov, 2008 [1972]) which, in general, in linguistic research, prioritize the relationship between language and society and the assumptions of educational Sociolinguistics (Bagno, 2007; Bortoni-Ricardo, 2014; Faraco, 2008; Zilles; Faraco, 2015) that deal with the implications of the sociolinguistic perspective for teaching. With the publication of the National Common Curricular Base - BNCC, a normative document that foresees the teaching of linguistic variation in the Portuguese language component, the interest arose in researching the approach of linguistic phenomena in textbooks, specifically the approach of the object of this research, which is the Linguistic variation of the future tense of the present. It is interesting to point out that our research has a qualitative approach, being characterized as exploratory. The method used is hypothetical-deductive, with documentary data collection. The analysis of linguistic phenomena in the collections was carried out considering three categories: i. Theoretical orientation in relation to the conception of language adopted in the teacher's manuals; ii. Theoretical guidance regarding the treatment given to linguistic variation, adopted in teacher manuals; and iii. Pedagogical guidance present in the proposed activities in the student's book involving the phenomenon under analysis. The results showed that the alternation between the variants of verb tenses that express the future of the present appears tangentially in Portuguese language textbooks, with pedagogical proposals making almost exclusive use of the standard norm, considering that this is the main reference for the teaching of the Portuguese language.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74254
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7194347833144660
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-3192-3831
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6077201493351271
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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