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Tipo: Dissertação
Título: Educação popular em Saúde: intervenção participativa na construção de relações dialógicas entre portadores de Diabetes MellitusAdulto (DM2) e profissionais
Autor(es): Damasceno, Cleide Ferreira
Orientador: Varela, Zulene M. de Vasconcelos
Palavras-chave em português: Diabetes Mellitus Tipo 2;Educação em Saúde;Prevenção de Doenças;Insulina
Data do documento: 2003
Citação: DAMASCENO, Cleide Ferreira. Educação popular em Saúde: intervenção participativa na construção de relações dialógicas entre portadores de Diabetes MellitusAdulto (DM2) e profissionais. 2003. 104 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74206. Acesso: 05 set. 2023.
Resumo: O presente estudo, fundamentado em Paulo Freire, teve como objetivo investigar procedimentos metodológicos que se adeqüem a um trabalho de Educação com Portadores de Diabetes Mellitus - adulto (DM2). Caracteriza-se como uma intervenção participativa, em círculo de cultura, instrumentos capazes de responder aos objetivos propostos. O locus da pesquisa foi uma unidade de atenção primária de saúde, em Fortaleza. O trabalho foi vivenciado nos círculos de cultura, por vinte e três sujeitos portadores de DM2 e uma Pesquisadora-Animadora. Para a coleta de dados foi feito um levantamento dos endereços e de informações complementares, através dos prontuários, e também a seleção do grupo pelos critérios preestabelecidos no projeto. Em seguida, realizaram-se trinta (30) visitas domiciliares - fase inicial da pesquisa, onde foi buscado o universo da fala e o temático. Essas visitas, além das observações do cotidiano, in loco, permitiram a realização das entrevistas coletivas com as famílias e o convite aos portadores de DM2 para participarem dos círculos de cultura. Foram realizados treze (13) círculos de cultura, no período de três (03) meses e meio, nos quais foram trabalhados temas relevantes, ligados às experiências de vida dos participantes. Os resultados apontam para mudanças significativas de hábitos, costumes e posturas no cotidiano de suas vidas. Além disso, há evidências de que: foi importante para os diabéticos o desenvolvimento de atividades pedagógicas que vivenciaram a afetividade entre o grupo, o que contribuiu para elevar a auto-estima dos portadores de DM2; a leitura da Bíblia representou para a maioria do grupo um estímulo no caminhar como diabético; ao descobrirem-se “sabidos”, revelam-se confiantes e fortes para o enfrentamento de situações; o despertar para o aprendizado sobre a doença deve ser facilitado pelos profissionais, numa forma dialógica; a interação para conhecer ajuda a “tocar a vida”, no dizer de um dos participantes; o desconhecimento e a pouca compreensão do que os portadores de DM2 sentem limitam sua vida. Ainda, além do enriquecimento da prática profissional, a pesquisa contribui como subsídio para um trabalho com uma nova metodologia, em que os profissionais adotem a dialogicidade na orientação dos portadores de DM2. Para isso, é necessário que se repense a capacitação desses profissionais, direcionando-os para uma postura reflexiva, crítica e humana. A pesquisa pode contribuir para a realização de encontros de capacitação, tanto dos profissionais da saúde, da unidade onde se realizou o estudo, para continuidade do processo iniciado com a utilização da metodologia construída através da intervenção participativa, em círculos de cultura, quanto para a possibilidade de desenvolver encontros de capacitação também com profissionais da saúde que lidam com portadores de DM2, em outras unidades da saúde.
Abstract: The present study, based on Paulo Freire ideas, had as its objective the investigation of methodological procedures that are suitable for work with Adults Diabetes Melitus Sufferers (DM2) Education. The study has as its main feature a Participative Intervention, in Culture Circles, which are tools capable of achieving the proposed objectives. The locus of the research was a Unit of Primary Health Attention, in the city of Fortaleza, Brazil. The field work was developed in the Culture Circles, by a group of twenty three DM2 Sufferers and a Researcher-Entertainer. In order to collect the data, the patients reports weres surveyed to get their addresses and complementary information; in addition, the selection of the group followed the criteria which were pre- established in the project. Thirty (30) home visits were done - the initial phase of the research, in which the speeches and the relevant themes were taken for culture circles of their interest. Besides the daily routines observation, in loco, these visits allowed the collective interviews with the families and the invitation for the DM2 sufferers to participate in the culture circles. In the period of three months and a half, thirteen (13) meetings were done in which the “generator” themes were explored; these were connected with the life experiences of the participants. The results were registered based on the participants’ statements show that their significant habit, costumes and posture changes in their daily lives. Besides, there is evidence that the development of pedagogical activities that dealt with the affectivity amongst the group was important for the diabetes sufferers and contributed to increase the self esteem of the DM2 sufferers. For the majority of the group the reading of the Bible represented a stimulus for living as a diabetic. By discovering themselves as “to be well-informed” they revealed themselves as confident and strong to face situations. The awakening to the learning about the disease should be facilitated by the professionals in the form of a dialogue. As one of the participants said, the interaction that leads to knowledge helps to “carry on with life”; the lack of knowledge and the small comprehension of what DM2 sufferers feel limits their living. I can also affirm that besides the enrichment of my professional life, the research contributes as subsidy for a work with a new methodology, where the professionals adopt the dialogue to the orientation of the DM2 sufferers. In order to achieving this, it is necessary to rethink the process of training these professionals, directing them to a reflexive, criticai and human posture. The research may contribute in two other ways: first, to the realization of training sessions for the health professionals who work at the unity where the study was carried out, to give continuity to the process with the use of the methodology built through the participative intervention, in culture circles; and second, to the possibility of developing training sessions for other professionals who deal with DM2 sufferers, in other health units.
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URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74206
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8587628800879758
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

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