Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Júnior, José Nunes da-
dc.contributor.authorOliveira, José Mariano de Sousa-
dc.date.accessioned2023-09-04T22:54:23Z-
dc.date.available2023-09-04T22:54:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Mariano de Sousa. Forças Intermoleculares: abordagem nos livros de química orgânica e desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para a revisão do tema. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74184-
dc.description.abstractIntermolecular forces (IMFs) are weak attractive forces used to explain the interaction between matter particles. Unfortunately, several studies report the difficulties of students in understanding this concept. Based on this reality, we analyzed fifteen organic chemistry textbooks usually used in Brazilian universities to examine how the contents and exercises on IMFs are being addressed. The analysis of the books showed that all mention the IMFs. Still, They do so in a fragmented way into several chapters, not bringing enough information to create a clear image of the phenomenon in the student's mind. This poor approach to IMFs intextbooks can lead to teachers' lack of interest in approaching the subject, failing to teach thisvital organic chemistry topic. In addition, given the lack of a game that specifically addressedthe IMF theme, we developed and applied Interactions 500, a hybrid game in question and answer format, available in four languages (Portuguese, English, Spanish and French).Although the game wasdeveloped to be implemented in person, the advent of the Covid-19 pandemic made us develop a strategy for the remote use of the game. Students from the Pharmacy and Chemistry courses at the Federal University of Ceará played the Interactions 500 remotely and evaluated it. Student opinions were very positive regarding the design, content, gameplay, usability, and usefulness. Finally, the learning assessment revealed that the game promotes knowledge as well as a traditional problem solving class and, therefore, can be used as a complementary educational tool.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectForças intermolecularespt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectJogo educacionalpt_BR
dc.titleForças Intermoleculares: abordagem nos livros de química orgânica e desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional para a revisão do temapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorAlexandre, Francisco Serra Oliveira-
dc.description.abstract-ptbrAs forças intermoleculares (FIMs) são forças atrativas fracas usadas para explicar a interação entre as partículas da matéria. Infelizmente, diversos estudos relatam as dificuldades de estudantes em compreender esse conceito. A partir desta realidade, analisamos quinze livros didáticos de química orgânica que são normalmente usados em universidades brasileiras para examinar como estão sendo abordados os conteúdos e exercícios sobre as FIMs. A análise dos livros evidenciou que todos fazem menção às FIMs, mas o fazem de forma fragmentada em vários capítulos, não trazendo informações suficientes para criar uma imagem clara do fenômeno na mente do aluno. Essa abordagem deficiente das FIMs nos livros pode levar à falta de interesse dos professores em abordar o assunto, deixando de ensinar este tópico vital da química orgânica. Além disso, diante da falta de um jogo que abordasse especificamente o tema FIM, desenvolvemos e aplicamos o Interactions 500, um jogo híbrido no formato de perguntas e respostas, disponível em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês). Embora o jogo tenha sido desenvolvido para ser implemente implementado presencialmente, o advento da pandemia de Covid-19 nos fez desenvolver uma estratégia para utilização remota do jogo. Alunos dos cursos de Farmácia e Química da Universidade Federal do Ceará jogaram remotamente o Interactions 500, e o avaliaram. As opiniões dos alunos foram muito positivas em relação ao design, conteúdo, jogabilidade, usabilidade e utilidade. Por fim, a avaliação da aprendizagem revelou que o jogo promove o conhecimento tão bem como uma aula comum de resolução de exercícios e, portanto, pode ser usado como uma ferramenta educacional complementar.pt_BR
dc.title.enIntermolecular Forces: approach in organic chemistry textbooks and development and evaluation of an educational game to review the themept_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6631-4382pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0514698417950131pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7824-9143pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6992309821722820pt_BR
Aparece nas coleções:DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_jmsoliveira.pdf11,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.