Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74125
Tipo: TCC
Título: Processo de letramento nos anos finais
Título em inglês: Literacy process in final years
Autor(es): Rodrigues, Karina Ruth da Cunha
Rodrigues, Sônia Maria da Cunha
Miranda, Rafaela Fernandes
Orientador: Vale, Alexandre Fleming Câmara
Palavras-chave: Dificuldades;Leitura;Escrita;Formação;Desafios
Data do documento: 2022
Citação: RODRIGUES, Karina Ruth da Cunha; RODRIGUES, Sônia Maria da Cunha; MIRANDA, Rafaela Fernandes. Processo de letramento nos anos finais. Orientador: Alexandre Fleming Câmara Vale. 2022. 24 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Caucaia, 2022.
Resumo: O artigo aqui apresentado tem como tema Processo de Letramento nos Anos Finais, buscando uma análise coerente sobre o tema com aprofundamentos lógicos e serenidade do estudo. Um estudo qualitativo, tendo como objetivo geral aprofundar-se no trabalho pedagógico com o universo da leitura tendo como finalidade, a formação de leitores competentes, proficientes, e, consequentemente, a formação de escritores, hábeis e capazes de produzir textos eficazes. Os objetos da leitura e escrita são elementos que devem ser levados em conta quando se trata de ensinar as crianças a ler e compreender. Percebe-se que os alunos precisam de motivação para praticar a leitura com prazer, a leitura deixará de ser uma pratica enfadonha para alguns e poderá se torná-la um desafio estimulante para outros. Um dos múltiplos desafios a serem enfrentados pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. Esta pesquisa fundamenta-se em uma metodologia qualitativa, pautada em autores como: KLEIMAN (2001), MICOTTI (2009), SOLÉ (1998), SOARES (2010), entre outros especialistas que por meio de seus estudos contribuíram para o desenvolvimento deste artigo.
Abstract: The article presented here has as its theme Literacy Process in the Final Years, seeking a coherent analysis on the subject with logical deepening and serenity of the study. A qualitative study, with the general objective of deepening the pedagogical work with the universe of reading, with the aim of training competent, proficient readers and, consequently, training writers who are skilled and capable of producing effective texts. The objects of reading and writing are elements that must be taken into account when it comes to teaching children to read and understand. It is noticed that students need motivation to practice reading with pleasure, reading will no longer be a boring practice for some and may become a stimulating challenge for others. One of the multiple challenges to be faced by the school is to make students learn to read correctly. This research is based on a qualitative methodology, based on authors such as: KLEIMAN (2001), MICOTTI (2009), SOLÉ (1998), SOARES (2010), among other specialists who, through their studies, contributed to the development of this article.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74125
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_krcrodrigues.pdf331,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.