Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74111
Tipo: TCC
Título: Economia ecológica e educação ambiental: uma análise de suas conexões na construção do pensamento ecológico
Autor(es): Lopes, Tainá Alana Olimpio
Orientador: Costa, Maria Inês Escobar da
Palavras-chave: Interdisciplinar;Ecological awareness;Ecological thinking;Education
Data do documento: 2021
Citação: LOPES, Tainá Alana Olimpio. Economia ecológica e educação ambiental: uma análise de suas conexões na construção do pensamento ecológico. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: O modelo econômico vigente é um dos principais causadores de degradação ambiental, em resposta a isso, destacam-se duas áreas do conhecimento críticas e propositivas que estudam alternativas de mitigação para os impactos ambientais causados pela industrialização e avanço do capital, são elas: Educação Ambiental e Economia Ecológica. A Educação Ambiental surge nos anos 1960, pelos impactos ambientais evidenciados pela industrialização crescente, seu intuito era tornar a sociedade ecologicamente sustentável. Já a Economia Ecológica é uma área do conhecimento mais recente, conhecida no início dos anos 1980, por buscar alternativas para os problemas ambientais, se tornando bastante semelhante em alguns aspectos, à Educação Ambiental. Neste contexto, essa pesquisa objetivou traçar as conexões entre Economia Ecológica e a Educação Ambiental na construção do pensamento ecológico, levando em consideração que essas duas áreas do conhecimento possuem similaridades e conexões que são abordadas ao longo deste trabalho. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira, um levantamento bibliográfico abordando os marcos históricos/teóricos das duas áreas, a segunda traz a análise comparativa salientando onde elas se entrecruzam e quais seus pontos em comum, por fim a terceira etapa, que foi a aplicação de formulário para investigar a percepção dos egressos, concludentes e professores. Em síntese, a Economia Ecológica e Educação Ambiental representa uma união contra a hegemonia em relação ao paradigma econômico do modelo capitalista. No que tange a percepção dos estudantes e professores foi relatada mudanças de hábitos no decorrer do curso, e como essa formação ecológica tem potencial de influenciar positivamente a sociedade.
Abstract: The current economic model is one of the main causes of environmental degradation, in response to this, two critical and purposeful areas of knowledge that study mitigation alternatives for the environmental impacts caused by industrialization and capital advance are highlighted: Environmental Education and Ecological Economics. Environmental Education emerged in the 1960s, due to the environmental impacts evidenced by the growing industrialization, its intention was to make society ecologically sustainable. Ecological Economics, on the other hand, is an area of more recent knowledge, known in the early 1980s, for seeking alternatives to environmental problems, becoming quite similar in some aspects to Environmental Education. In this context, this research aimed to trace the connections between Ecological Economics and Environmental Education in the construction of ecological thinking, taking into account that these two areas of knowledge have similarities and connections that are addressed throughout this work. The research was carried out in three stages, the first being a bibliographic survey addressing the historical / theoretical landmarks of the two areas, the second brings a comparative analysis highlighting where they intersect and what are their common points, finally the third stage, which was the application of a form to investigate the perception of graduates, graduates and teachers. In summary, Ecological Economics and Environmental Education represents a union against hegemony in relation to the economic paradigm of the capitalist model. Regarding the perception of students and teachers, changes in habits were reported during the course, and how this ecological formation has the potential to positively influence society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74111
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_taolopes.pdf538,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.