Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de | - |
dc.contributor.author | Moura, Francisco Glerison Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T18:48:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T18:48:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Francisco Glerison Ribeiro de. Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha deAraújo. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Desafio | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Professor indígena, pertencente a etnia potiguara da aldeia Jacinto – Monsenhor Tabosa – Ce, tem a sua frente enorme desafios diante de inúmeras tensões que surgem com o ensino escolar como choques de lideranças, valorização de novos conhecimentos das práticas das ciências indígenas, desafios de torna-la espaço possível de intercultural idade. Para isso, é fundamental que o Professor considere sua comunidade educativa de origem. É como parte dessa comunidade que deve contribuir na busca de novas respostas e soluções para os problemas que ela enfrenta colocando a escrita a serviço de uma expressão, buscando inspiração no patrimônio intelectual de seu povo, adicionado novos saberes aos conhecimentos ancestrais. Assim toda nova aquisição de conhecimentos deverá fortalecer a comunidade e contribuir para as soluções dos problemas comuns. Os desafios que os povos indígenas enfrentam na atualidade exigem dos professores indígenas uma postura e um trabalho adequado e responsável. Devem estar comprometidos em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem não como únicos detentores de conhecimentos, mas como articuladores, facilitadores, intervindos orientando problematizando, sem desconsiderar a atitude de curiosidade dos diversos alunos para os novos conhecimentos. A escola indígena deve ser espaça de pesquisa e de produção de conhecimento e de reflexão crítica por parte de todos os que participam dela daí a importância da formação do professor que também e um grandes desafios dos professores indígenas formação que possa incorporar instrumentos e recursos de expressão das realidades das comunidades indígenas. A Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação a discriminação e preconceitos o que fortalece a luta contra estes desafios e a tomada de consciência por parte dos professores indígenas de que a educação e um compromisso de todos. | pt_BR |
dc.title.en | The teacher's challenges in the classroom at the Joaquim Ugena Indigenous School | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_fgrmoura.pdf | 507,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.