Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria Inês Escobar da-
dc.contributor.authorSilveira, Vladiana Lima da-
dc.date.accessioned2023-08-23T11:03:15Z-
dc.date.available2023-08-23T11:03:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Vladiana Lima da. O papel da educação do campo no contexto das desigualdades do acesso ao ensino superior: o caso da escola do campo de ensino médio Florestan Fernandes, Monsenhor Tabosa-CE. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74075-
dc.description.abstractThe term "Field Education" has been strengthened as a complex concept forged in the materiality of peasant movements, which value the protagonism and development of the working class. The main objective of the work was to analyze how the contribution of the "rural education" pedagogy has impacted the inclusion of rural youth in Higher Education. Some reflections were made about the relevance of Field Education as a factor of social justice in the entrance of young people from the countryside into higher education. An analysis of the historical, socio-economic, political and ecological aspects of the teaching and learning process in rural schools in the state of Ceará was carried out, with special attention to the Florestan Fernandes State High School. We problematized the conception of an equitable access to higher education in the semi-arid region of Ceará from the point of view of the factors that make the current reality a greater challenge for young people from the countryside who have historically had their rights to a quality education denied. Legal instruments were presented, which were conquests of the social movements involved in the struggle for rural education. The main results point to an immense inequality in the access to higher education, and for young people from rural areas this challenge becomes even bigger. It is clear that the role of rural education in the current context is to strengthen the peasant subject in the face of the abyss of inequality, as well as to fight for a pedagogy that reflects the richness of the rural culture and the possibilities of development of societies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogia da terrapt_BR
dc.subjectMovimentos sociais do campopt_BR
dc.subjectEquidade educacionalpt_BR
dc.titleO papel da educação do campo no contexto das desigualdades do acesso ao ensino superior: o caso da escola do campo de ensino médio Florestan Fernandes, Monsenhor Tabosa-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO termo “Educação do Campo” tem se fortalecido como um conceito complexo forjado na materialidade dos movimentos camponeses, que valorizam o protagonismo e desenvolvimento da classe trabalhadora. O objetivo principal do trabalho foi analisar como a contribuição da pedagogia da “educação do campo” tem impactado na inclusão de jovens do campo no Ensino Superior. Realizando algumas reflexões sobre a relevância da Educação do Campo como fator de justiça social no ingresso dos jovens do Campo no ensino superior. Foi realizada uma análise dos aspectos históricos, socioeconômicos, políticos e ecológicos no processo de ensino e aprendizagem das escolas do campo no Estado do Ceará, com destaque para a Escola do Campo Estadual de Ensino Médio Florestan Fernandes. Problematizou-se a concepção do ideário de um acesso equânime ao ensino superior no semiárido cearense sob a ótica dos fatores que tornam a atual realidade um desafio maior para os jovens do campo que historicamente tiveram seus direitos a uma educação de qualidade negada. Foram apresentados instrumentos legais, que foram conquistas dos movimentos sociais inseridos na luta da educação do campo. Os principais resultados apontaram para uma imensa desigualdade no acesso ao ensino superior, e para os jovens do campo esse desafio se torna ainda maior. Fica patente que o papel da Educação do Campo no contexto atual é o fortalecimento do sujeito camponês frente ao abismo de desigualdades, como também lutar por uma pedagogia que espelhe a riqueza da cultura do campo e as possibilidades de desenvolvimento das sociedades.pt_BR
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20221_tcc_vldasilveira.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.