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Tipo: Dissertação
Título: Jogo de tabuleiro sobre o sistema articular em sala de aula invertida: ferramenta para o ensino de anatomia
Autor(es): Pinho, Francisco Alves de
Orientador: Cerqueira, Gilberto Santos
Coorientador: Barreto, João Erivan Façanha
Palavras-chave: Anatomia;Gamificação;Ensino;Metodologia como Assunto
Data do documento: 21-Dez-2022
Citação: PINHO, Francisco Victor Alves de. Jogo de tabuleiro sobre o sistema articular em sala de aula invertida: ferramenta para o ensino de anatomia . 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74056. Acesso em: 22 ago. 2023.
Resumo: A utilização de metodologias ativas detém de métodos que colocam o estudante como centro no processo de ensino e aprendizagem, enquanto o professor se destaca como mediador e facilitador da aprendizagem. Nesse contexto, dentre estas metodologias temos a sala de aula invertida e os jogos de tabuleiros que são ferramentas importantes no processo de ensino de anatomia dentro das universidades na área da saúde. Com base nessas premissas, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a aplicaçãodo uso de um jogo de tabuleiro na prática de ensino do sistema articular, sala de aula invertida,na disciplina de anatomia humana. Foi realizado um estudo descritivo, quase-experimental com abordagem quantitativa. Para avaliação da aprendizagem foi construído, validado e aplicado um jogo de tabuleiro com 54 cartas. Inicialmente foi realizada a metodologia da sala de aula invertida, onde foi disponibilizado aos estudantes todo o material necessário para estudo prévio do conteúdo referente ao sistema articular antes do encontro presencial.Para a realização do jogo os grupos foram divididos utilizando a probabilidade como ferramenta. Os participantes do estudo foram avaliados antes, após e seis meses após a realização do jogo. E para a realização da validação do conteúdo e aparência de todo o material educativo, foram convidados a participarem juízes especialistas na área de docência em anatomia e pedagogia, que validaram o material obtendo um IVC global de 0,94. Observou-se diferenças estatisticamente significativas no aprendizado após a utilização do jogo de tabuleiro (p< 0,1). Verificou-se que o jogo de tabuleiro quando comparado com o ensino tradicional promove aprendizagem significativa. Com relação a aprendizagem a longo prazo (após 6 meses), houve retenção do conhecimento pelos estudantes com a utilização do jogo (p< 0,01) quando comparado ao grupo tradicional. Com relação a avaliação do jogo de tabuleiro pelos participantes, o jogo foi bem aceito e indicado para a sua utilização em turmas futuras. Foram notáveis também, a participação, motivação, e o engajamento dos alunos e por fim, um espírito colaborativo,no momento em que assumiu a forma lúdica e educativa durante todo o processo de aplicação do jogo em sala de aula. Portanto, conclui-se que que a utilização do jogo de tabuleiro emsala de aula invertida,promove aprendizado de curto e longo prazo aos estudantes sendo uma ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The use of active methodologies holds methods that place the student as the center in the teaching and learning process, while the teacher stands out as a mediator and facilitator of learning. In this context, among these methodologies we have the flipped classroom and board games, which are important tools in the anatomy teaching process in universities in the health area. Based on these premises, the objective of this research was to verify the application of the use of a board game in the teaching practice of the articular system, in the inverted classroom, in the discipline of human anatomy. A descriptive, quasi-experimental study with a quantitative approach was carried out. A board game with 54 cards was constructed, validated, and applied to evaluate learning. Initially, the inverted classroom methodology was used, where all the necessary material was made available to the students for previous study of the content related to the articular system before the face-to-face meeting. To play the game, the groups were divided, using probability as a tool. The study participants were evaluated before, after, and six months after the game was played. To validate the content and appearance of all the educational material, expert judges in the field of anatomy and pedagogy were invited to participate. They validated the material, obtaining an overall CVI of 0.94. Statistically significant differences in learning were observed after using the board game (p< 0.1). It was found that the board game when compared to traditional teaching promotes significant learning. Regarding long-term learning (after 6 months), there was retention of knowledge by students with the use of the game (p< 0.01) when compared to the traditional group. Regarding the evaluation of the board game by the participants, the game was well accepted and indicated for use in future classes. The participation, motivation, and engagement of the students and, finally, a collaborative spirit were also noticeable, as it took on a playful and educational form during the entire process of applying the game in the classroom. Therefore, we conclude that the use of the board game in an inverted classroom promotes short and long-term learning for the students, being an essential tool in the teaching and learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74056
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