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dc.contributor.advisorSousa Junior, Justino de-
dc.contributor.authorFonseca, Jenifer de Castro-
dc.date.accessioned2023-08-16T19:07:33Z-
dc.date.available2023-08-16T19:07:33Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFONSECA, Jenifer de Castro. O neoliberalismo presente nas formas de educação a distância, ensino remoto emergencial e homeschooling: estratégias para “pechinchar” a educação. Orientador: Justino de Sousa Junior. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73993-
dc.description.abstractThe purpose of this work was to analyze the following forms of teaching: EaD (Distance Education), ERE (Emergency Remote Teaching) and homeschooling/homeschooling; verifying its relationship with neoliberal policies, given that these teaching modalities are associated with the scrapping of facilities and equipment of public education systems, the precariousness of labor relations and the worsening of the working conditions of education professionals, the privatization of systems public and the fragmentation of processes in general. Considering these relations, the main question asked was about the reason for carrying out this expansion of choice of the type of school that one wants to “consume”; what is the purpose of this proposition, and what are the interests, and justifications for them? In this way, the main problem of this research is the question regarding: how would the neoliberal character lead to the forms of distance education, ERE and homeschooling in the Brazilian governments of 2011-2022? Presenting the present general and specific objectives, there was a need to carry out this parallel search in analyzing the historical advance of neoliberal ideas in Brazil; to also characterize these forms of teaching, turning to the political moments in which they were most apparent for the Brazilian social context. Being a bibliographic research of literature review with space for reports of experiences in a small part of the research based on the lived experience of the author. With that, we found that the teaching strategies mentioned in fact evoke the neoliberal logic by individualizing school/formal educational experiences into an environment which lacks other formative experiences in the scientific field and the opposition and coexistence with other realities. We conclude that it is necessary to reassess teaching strategies aimed at fragmenting, individualizing and making access to historically accumu- lated knowledge more flexible, or that use moral panic to oppose the educational functions of the family and the teachers as if they were antagonistic and impossible to discuss a complementary formation between both.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectRemote Learningpt_BR
dc.titleO neoliberalismo presente nas formas de educação a distância, ensino remoto emergencial e homeschooling: estratégias para “pechinchar” a educaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA proposta deste trabalho foi analisar as seguintes formas de ensino: EaD (Educação a Distância), ERE (Ensino Remoto Emergencial) e ensino domiciliar/homeschooling; verificando sua relação com as políticas neoliberais, dado que essas modalidades de ensino estão associadas ao sucateamento das instalações e dos equipamentos dos sistemas públicos de educação, à precarização das relações trabalhistas e à piora das condições de trabalho dos profissionais da educação, à privatização dos sistemas públicos e à fragmentação dos processos em geral. Considerando essas relações a principal pergunta feita foi sobre qual o porquê da realização dessa ampliação de escolha do tipo de escola que se quer “consumir”; qual o intuito dessa proposição, e quais os interesses, e justificativas delas? Dessa forma, tem-se como problema principal dessa pesquisa a questão referente a: como o caráter neoliberal desembocaria nas formas de ensino EaD, ERE e homeschooling nos governos brasileiros de 2011-2022? Apresentando os objetivos geral e específicos presentes, existiu a necessidade de realizar esse paralelo da busca em analisar o avanço histórico das ideias neoliberais no Brasil; para também caracterizar essas formas de ensino, voltando-se para os momentos políticos em que foram mais aparentes para o contexto social brasileiro. Sendo uma pesquisa de cunho bibliográfico de revisão da literatura com espaço para relatos de experiências em uma pequena parte da pesquisa com base na experiência vivida da autora. Com isso obtivemos que as estratégias de ensino referi- das de fato evocam a lógica neoliberal ao individualizarem as experiências educativas escolares/formais para dentro de um ambiente ao qual carece de outras experiências formativas no âmbito científico e da contrariedade e convivência com outras realidades. Concluímos ser necessário reavaliar as estratégias de ensino voltadas a fragmentar, individualizar e flexibilizar o acesso aos conhecimentos acumulados historicamente, ou que se utilizem do pânico moral para tornar opostas as funções educativas da família e dos/as professores/as como se fossem antagônicas e impossíveis de discutirem uma formação complementar entre ambas.pt_BR
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