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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Christian Dennys Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Aurislane Carneiro da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T18:05:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T18:05:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Aurislane Carneiro da. Paisagens devocionais do sagrado feminino: estratégias político-simbólicas na devoção à menina Benigna, em Santana do Cariri (CE). 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73989 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Paisagem Devocional | pt_BR |
dc.subject | Benigna | pt_BR |
dc.subject | Geossímbolismo | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Paisagens devocionais do sagrado feminino: estratégias político-simbólicas na devoção à menina Benigna, em Santana do Cariri (CE) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa objetiva analisar através da paisagem as dimensões simbólicas proporcionadas pela devoção à Menina Benigna enquanto mobilizadora de dinâmicas paisagísticas e seus desdobramentos religiosos, políticos e sociais em Santana do Cariri- CE e Região metropolitana. Em vida, Benigna possuía relações de proximidade com o catolicismo, mas tornou-se santa popular, quando aos 13 anos, foi vítima de um feminicídio em defesa de sua honra no dia 24 de outubro de 1941. Desde o martírio, milagres vêm sendo associados à sua imagem. Em 2011 teve início o processo que a concedeu o título de primeira beata cearense. As preparações para o aprimoramento da festa religiosa e da romaria contam com a aliança entre a igreja e o poder público que articulam estratégias político-religiosas e turísticomidiáticas em função da história, da devoção e do simbolismo cívico-religioso que representa Benigna. Considerada heroína da castidade, tem sido utilizada como símbolo da luta contra o feminicídio e da violência contra a mulher, assunto que abre reflexões sobre a suas composições geossímbolicas e da renovação imagética em função das questões sociais, políticas, patrimoniais que dela irradiam. O estudo parte da análise da paisagem pelos significados e textos que a compõem (COSGROVE, 1998); (DUNCAN, 2004) tendo por base uma leitura da Geografia cultural, com enfoque na religiosidade popular, nos elementos geossimbólicos e na dinâmica paisagística regional, apoiando-se em autores como Corrêa e Rosendahl (2001), Bonnemaison (2012), Andreotti (2012), Oliveira (2012), Rocha (2018) dentre outros. O simbolismo feminino e suas formas de arquétipos relacionados com as devoções religiosas também serão evidenciadas partindo das ideias de Jung (2000) e Neumann (1955). Metodologicamente esta pesquisa tem sua base qualitativa pensando na trilogia pré-campo, emcampo e pós-campo aplicada por meios da análise documental e bibliográfica que também dialoga com fonte digitais, jornalísticas (Blog, Instagram e YouTube) e veículos oficiais. O trabalho de campo conta com visitas aos espaços de Benigna, entrevistas semiestruturadas com representantes políticos-administrativos, devotos, visitantes, representantes religiosos e pessoas comuns. Registros fotográficos e audiovisuais, bem como mapas cognitivos e outros materiais cartográficos que serão ferramenta de sistematização das ideias e organização dos resultados (OKADA, 2008). Contudo, os produtos desta pesquisa consideram as manifestações religiosas, as repercussões sociais e as tensões de um fenômeno em difusão devocional. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esta investigación tiene como objetivo analizar a través del paisaje las dimensiones simbólicas proporcionadas por la devoción a la niña benigna como una dinámica del paisaje movilizante y sus desarrollos religiosos, políticos y sociales en Santana do Cariri- CE y la región metropolitana. En la vida, Benigna tenía estrechas relaciones con el catolicismo, pero se convirtió en un santo popular, cuando a los 13 años, fue víctima de femicidio en defensa de su honor el 24 de octubre de 1941. Desde el martirio, los milagros se han asociado con milagros a tu imagen. En 2011 comenzó el proceso que concibió el título de primer bendito de Ceará. Los preparativos para la mejora de la fiesta religiosa y la peregrinación tienen la alianza entre la Iglesia y el poder público que articulan estrategias políticas religiosas y de medios turísticos de acuerdo con la historia, la devoción y el simbolismo cívico religioso que representa Benigna. Considerada heroína de la castidad, se ha utilizado como un símbolo de la lucha contra el femicidio y la violencia contra las mujeres, lo que abre reflexiones sobre sus composiciones geosymbólicas y la renovación de imágenes de acuerdo con cuestiones sociales, políticas y patrimoniales que irradian de él. El estudio comienza a partir del análisis del paisaje por los significados y textos que lo componen (Cosgrove, 1998); (Duncan, 2004) Basado en una lectura de la Geografía Cultural, centrándose en la religiosidad popular, los elementos geosymbólicos y la dinámica del paisaje regional, confiando en autores como Correa y Rosendahl (2001), Bonnemaison (2012), Andreotti (2012), Oliveira (2012 (2012) ), Rocha (2018) entre otros. El simbolismo femenino y sus formas de arquetipos relacionados con devociones religiosas también se evidionarán a partir de las ideas de Jung (2000) y Neumann (1955). Metodológicamente, esta investigación tiene su base cualitativa pensando en la trilogía previa al campo, en campo y después del campo, aplicado por medio del análisis documental y bibliográfico que también Fuente digital, periodística (Blog, Instagram y YouTube) y vehículos oficiales. El trabajo de campo tiene visitas a espacios de Benigna, entrevistas semiestructuradas con representantes políticos administrativos, devotos, visitantes, representantes religiosos y gente común. Registros fotográficos y audiovisuales, así como mapas cognitivos y otros materiales cartográficos que serán una herramienta para la sistematización de las ideas y la organización de los resultados (Okada, 2008). Sin embargo, los productos de esta investigación consideran manifestaciones religiosas, repercusiones sociales y tensiones de un fenómeno en la posible difusión devocional. | pt_BR |
dc.title.en | Paisajes devocionales del sagrado femenino: estrategias político-simbólicas en la devoción a la niña benigna, en santana do cariri (CE) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Dissertações defendidas na UFC |
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