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Tipo: Dissertação
Título: Problema da Precificação Livre de Inveja: uma proposta de modelos matemáticos para a variante de consumidores decididos
Título em inglês: Envy-free Pricing Problem: a proposal of mathematical models for the single-minded consumers variant
Autor(es): Viana, Marília Cristina do Carmo
Orientador: Campêlo Neto, Manoel Bezerra
Palavras-chave: Precificação Livre de Inveja;Programação Linear Inteira Mista;Otimização combinatória
Data do documento: 2022
Citação: VIANA, Marília Cristina do Carmo. Problema da Precificação Livre de Inveja: uma proposta de modelos matemáticos para a variante de consumidores decididos. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Dados um conjunto de consumidores, um conjunto de produtos, uma valoração atribuída a cada produto por cada consumidor e uma oferta máxima dos produtos, o Problema da Precificação Livre de Inveja (PPLI) consiste em determinar uma precificação e uma alocação livres de inveja, significando que, uma vez definidos os preços dos produtos, cada consumidor deve estar tão ou mais satisfeito com sua alocação quanto com qualquer outra possível. A partir de uma revisão detalhada de diversas variantes do problema, este trabalho concentra-se no caso de consumidores decididos, onde cada consumidor deseja adquirir apenas um subconjunto (pacote) específico de produtos. Estuda-se tanto a versão com oferta ilimitada, quando se admite disponibilidade de qualquer produto superior à sua demanda, quanto a de oferta limitada, ainda inexplorada na literatura. Para o caso de oferta ilimitada, são propostas e avaliadas computacionalmente duas formulações de Programação Linear Inteira Mista, assim como são realizadas comparações entre elas e uma formulação existente na literatura. Já para o caso de oferta limitada, é proposta uma formulação quadrática e duas linearizações da mesma. São geradas novas instâncias para essa variante, a partir de instâncias da literatura para o caso de oferta ilimitada, usadas para avaliar o desempenho computacional das formulações propostas.
Abstract: Given a set of consumers, a set of products, a valuation assigned to each product by each consumer, and maximum supply of products, the Envy-free Pricing Problem is to determine an envy-free pricing and allocation, which means that, once the prices of the products are set, each consumer must be at least as satisfied with their product allocation as with any other possible allocation. Starting from a detailed review of several variants of the problem, this work focus on the case of sigle-minded consumers, where each consumer is willing to buy only a specific subset (package) of products. The work considers the unlimited supply version, where it is assumed product avaliability superior to its demand, as well as the limited supply version, still unexplored in the literature. For the unlimited supply case, two Mixed Integer Linear Programming formulations are proposed and computationally evaluated, as well as comparisons among them and an existing formulation in the literature are presented. In the case of limited supply, a quadratic formulation and two linearizations for it are proposed. New instances are generated for this variant, from instances in the literature for the unlimited supply case, which are then used to evaluate the computational performance of the proposed formulations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73968
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