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Tipo: TCC
Título: Estudo sobre conversor cc/cc trifásico associado ao retificador hybridge
Autor(es): Souza, Davi Araujo Chaves
Orientador: Oliveira Júnior, Demercil de Souza
Palavras-chave: Conversores;CC-CC;Hybridge;Eletrônica de potência
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Davi Araujo Chaves. Estudo sobre conversor cc/cc trifásico associado ao retificador hybridge. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Conversores CC-CC são amplamente usados em aplicações como telecomunicações e veículos elétricos, com isso, é sempre importante ir em busca de melhores performance. Para se resolver esses problemas é necessário buscar novas topologias, fora das convencionais. Com base nesse cenário, o presente trabalho consistiu na análise e simulação da operação do conversor hybridge em todos os seus estágios. Por meio das simulações, verificou-se a validade das fórmulas utilizadas, comparando os resultados teóricos com os obtidos nas simulações. Os resultados quantitativos demonstraram que o conversor hybridge foi capaz de efetivamente variar a tensão de saída entre 200V e 400V, mantendo a qualidade da tensão dentro dos valores propostos, com uma ondulação máxima de 0,1V. Além disso, o controle da tensão de saída apresentou um tempo de resposta ao degrau de no máximo 0,5ms e uma estabilização em apenas 0,2ms ao dobrar a carga. Considerando a aplicação proposta de um carregador de veículo elétrico, a topologia do conversor hybridge mostrou-se altamente adequada, uma vez que foi possível comprovar sua capacidade de variar a tensão e corrente de saída nos valores especificados sem grandes penalidades.
Abstract: DC-DC converters are widely used in applications such as telecommunications and electric vehicles, making it important to constantly strive for improved performance. To address these issues, it is necessary to explore new topologies beyond the conventional ones. Based on this scenario, the present study aimed to analyze and simulate the operation of the hybridge converter in all its stages. Through the simulations, the validity of the employed formulas was verified by comparing the theoretical results with those obtained in the simulations. The quantitative results demonstrated that the hybridge converter effectively varied the output voltage between 200V and 400V while maintaining the voltage quality within the specified values, with a maximum ripple of 0.1V. Additionally, the output voltage control exhibited a step response time of no more than 0.5ms and stabilization within just 0.2ms when doubling the load. Considering the proposed application of an electric vehicle charger, the hybridge converter topology proved to be highly suitable, as it was possible to verify its capacity to vary the specified output voltage and current without significant penalties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73956
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