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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rojas, Guillermo Gamarra | - |
dc.contributor.author | Castro, Gabriel Afonso Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T16:47:14Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T16:47:14Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Gabriel Afonso Fernandes de. Desafios e perspectivas da formação e profissionalização do economista ecológico: o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2022. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73940 | - |
dc.description.abstract | The undergraduate course in Ecological Economics, which is functioning inside the Federal University of Ceará (UFC) since 2015, is remarkable for its pioneerism and demands permanent as well as constant self-reflection from its teachers and students. This work addresses a set of relatively broad aspects that are considered challenging in the current collective situation of those involved with the course. Its general objective is to organize an overview of those challenges from the undergraduates’ and graduates’ (now professional Ecological Economists) point of view. Its specific objectives revolve around producing evaluations about the main challenges identified: the concretization of epistemic and pedagogical interdisciplinarity; the curricular structure of the course, with its virtues and flaws; the teachers’ behaviors and its consequences; the offered (or not offered) training in basic sciences etc. The chosen methodology is a combination of the dissertation technique, the structured questionnaire and the analysis of the obtained answers, therefore constituting opinion research. The work builds upon a previous text which addressed similar themes within the format of an opinion article. The first part of the results section organizes the answers obtained through the structured questionnaire, while the second part reevaluates the original points/arguments in light of the now available collective perception of both graduates and undergraduates. The reevaluation of the original points concludes that most of it was aligned with the collective perception of those involved, thus making it a solid statement of a legitimate, collective overview about the undergraduate course and the Ecological Economist professional, instead of the opinion of just one person. The work provides a set of next steps and urgent measures to be taken as consequences of the analysis: the implementation of an instance to deliberate about the aspects discussed; the making of a narrative document about the history and the challenges of the undergraduate program, provided that a student takes part in its production; the making of a guide with suggestions to help undergraduates make better use of their free optative coursehours – the guide’s goal being to solve the academic difficulties identified throughout the work, mainly concerning the learning of economics theories and tools. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa de opinião | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Discentes ativos | pt_BR |
dc.title | Desafios e perspectivas da formação e profissionalização do economista ecológico: o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Curso de Graduação em Economia Ecológica, em funcionamento desde 2015 na Universidade Federal do Ceará (UFC), é notável pelo pioneirismo e demanda de docentes, discentes e egressos uma autorreflexão permanente e constante. O presente trabalho aborda um conjunto relativamente amplo de questões consideradas desafiadoras no cenário enfrentado pelos envolvidos com o curso. Seu objetivo geral é organizar uma visão sobre tais desafios sob o ponto de vista dos egressos, agora profissionais Economistas Ecológicos, e dos discentes ativos. Seus objetivos específicos giram em torno de produzir uma avaliação sobre os desafios identificados: a concretização da interdisciplinaridade epistêmica e pedagógica; a estrutura curricular do curso, com suas virtudes e suas faltas; as posturas docentes e suas consequências; a formação de base oferecida (ou da qual se necessita) etc. A metodologia empregada é uma combinação entre a técnica dissertativa, o questionário estruturado e a análise das respostas obtidas, compondo uma pesquisa de opinião. O trabalho se baseia parcialmente em texto anterior em que se abordou temas semelhantes sob a forma de artigo de opinião. A primeira parte dos resultados organiza as respostas ao questionário estruturado, enquanto a segunda reavalia a argumentação original à luz da percepção coletiva dos egressos e dos discentes ativos. A reavaliação da argumentação conclui pela veracidade da maior parte da argumentação original, conferindo a ela solidez e alçando-a à condição de percepção discente média e legítima. O texto encaminha providências e próximos passos a serem tomados como consequência da análise realizada, a saber: a implementação de instância para discussão e deliberação acerca das preocupações expostas; a confecção de documento narrativo da história e dos desafios do curso, com indispensável envolvimento discente; a confecção de um guia com sugestões para aproveitamento da carga horária optativa livre prevista na estrutura curricular; e a convocação do primeiro esforço coletivo de reformulação dessa mesma estrutura curricular, com o fim de sanar os problemas formativos identificados, concernentes principalmente ao aprendizado de teorias e de ferramentas na área de Economia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_tcc_gafcastro.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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