Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73919
Tipo: Dissertação
Título: O Gênero Ophiothrix (Echinodermata: Ophiuroidea: Ophiotrichidae) do Estado do Ceará: uma abordagem taxonômica integrativa
Autor(es): Silva, Maiara Queiroz Monteiro da
Orientador: Maggioni, Rodrigo
Coorientador: Cascon, Helena Matthews
Palavras-chave: Ofiúros;Bentos;Biodiversidade marinha;Ophiuroidea
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Maiara Queiroz Monteiro da. OO Gênero Ophiothrix (Echinodermata: Ophiuroidea: Ophiotrichidae) do Estado do Ceará: uma abordagem taxonômica integrativa. 2023. 72 f. Dissertação(Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2023.
Resumo: Os ofiuróides são invertebrados bentônicos exclusivamente marinhos pertencentes à Classe Ophiuroidea (Filo Echinodermata). Ophiothrix é um dos seus gêneros, com distribuição em todas as regiões oceânicas e historicamente reconhecido pelas dificuldades na delimitação entre suas espécies pela morfologia externa. Uma solução que vem sendo adotada para pesquisas de grupos de espécies de difícil reconhecimento pela taxonomia morfológica tradicional é a taxonomia integrativa. Portanto, o presente estudo objetivou delimitar, sob a perspectiva da taxonomia integrativa, as espécies do gênero Ophiothrix observadas na costa do estado do Ceará (Brasil: Atlântico Sul-Ocidental), uma extensa região com poucos levantamentos de Ophiuroidea. Para isso, foram analisados 353 espécimes de Ophiothrix depositados em coleções de Echinodermata (LIMCE-ECH, LABOMAR-ECH, UFPB-ECH). Os indivíduos foram estudados perante análises de morfologia externa, batimetria e morfometria linear. Todos os parâmetros avaliados obtiveram pesos iguais na análise taxonômica integrativa por congruência (TIC). Assim, perante a TIC, foram reconhecidas duas espécies de Ophiothrix para o litoral cearense: O. brasiliensis e O. spiniformis, sendo este o primeiro registro de O. spiniformis para o Nordeste brasileiro. A partir dos resultados obtidos, foram discutidas as necessidades de revisão das delimitações das espécies O. brasiliensis e O. tommasii e da distribuição de O. angulata limitada ao Atlântico Norte-Ocidental. Por fim, o presente estudo, o qual abrangeu o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14.a da Organização das Nações Unidas (ONU), evidenciou o uso da taxonomia integrativa como uma importante ferramenta para a distinção de espécies do gênero Ophiothrix, auxiliando no reconhecimento da biodiversidade marinha.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73919
Aparece nas coleções:LABOMAR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_mqmsilva.pdf13,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.