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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlencar, Maria Silvana Militão de-
dc.contributor.authorOliveira, Márcia Maria de-
dc.date.accessioned2023-07-28T18:49:20Z-
dc.date.available2023-07-28T18:49:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcia Maria de. A concordância verbal e a interação escrita no ensino fundamental: uma abordagem sociolinguística. Orientadora: Maria Silvana Militão de Alencar. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73770-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleA concordância verbal e a interação escrita no ensino fundamental: uma abordagem sociolinguísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA concordância verbal, que é o foco deste estudo, está relacionada a uma boa comunicação, já que harmoniza os elementos de um enunciado. Primeiro, vamos abordar a concordância verbal a partir da visão da gramática normativa, doravante GN, já que a Sociolinguística parte de discordâncias a essa visão para estabelecer a sua. Em seguida, conheceremos melhor a visão variacionista da língua e a abordagem da concordância verbal de acordo com essa visão. Moura (2007) procura destacar a variação a fim de que a concordância entre sujeito e verbo possa ser abordada de maneira adequada nas escolas, segundo os pressupostos sociolinguísticos. O estudo presente baseia-se em uma abordagem sociolinguística sobre a escrita nos gêneros estudados nas salas de aula do 6º e 7º ano, focando nas inadequações da concordância verbal em atividades escritas produzidas por alunos do Ensino Fundamental dos anos finais. As dificuldades dos estudantes em escrever textos com a concordância verbal adequada é o que precisamos conhecer para que um trabalho nesse sentido seja feito. Compreender o porquê da ausência de conhecimento das conjugações verbais e seu encaixe na escrita é o que instiga nossa pesquisa, assim como achar soluções para que essa dificuldade seja trabalhada de forma que conscientemente os alunos verifiquem importância de uma escrita coerente verbalmente para sua interação. Ao escolher essa linha de estudos, é de grande relevância reconhecer o contexto social da escrita. A realidade linguística do Brasil é plural, variável e heterogênea. Ao mesmo tempo que temos a variedade padrão, a variedade não-padrão é presente e a necessidade de que essa variável seja reconhecida, trabalhada e valorizada é importante. Despertar nos alunos o interesse por escrever adequadamente, mas sem abandonar suas marcas discursivas é um dos objetivos desse estudo, assim como inserir comportamentos de reflexão e pesquisa no momento da escrita, tendo a consciência da sua origem social e da importância de saber como, quando e para quem escrever. Os resultados obtidos após essa pesquisa nos mostraram que trabalhar a concordância verbal aliada à sociolinguística pode facilitar a compreensão do conteúdo pelos alunos, já que um estudo funcional da gramática analisa a interação real, com aspectos próprios dos falantes. Dentre os muitos estudos que trabalham a concordância verbal e a Sociolinguística, destacamos como suporte teórico para essa pesquisa: Marcel Cohen (1956); Tullio Mauro (1963); Naro & Lemle (1976); Guy (1981); Naro (1981); Nicolau (1988); Cardoso (2005); Labov (2008) e Bagno (2013).pt_BR
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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