Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73768
Tipo: | Dissertação |
Título: | Memórias afetivas e coletivas em movimento: uma análise dos filmes Diário de uma busca e Deslembro, de Flávia Castro |
Título em inglês: | Affective and collective memories in movement: an analysis of the films Diary of a search and Deslembro, by Flávia Castro |
Autor(es): | Oliveira, Priscilla Pinheiro de |
Orientador: | Vieira, Marcelo Dídimo Souza |
Palavras-chave: | Flávia Castro;Diário de uma busca;Deslembro;Ditadura militar;Memória |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Priscilla Pinheiro de Oliveira. Memórias afetivas e coletivas em movimento: uma análise dos filmes Diário de uma busca e Deslembro, de Flávia Castro. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa analisa as memórias afetivas e coletivas pela visão de herdeiras do exílio a respeito da ditadura militar e do pós-anistia no cinema brasileiro. Como foco do trabalho, analisaremos principalmente as obras audiovisuais de Flávia Castro, o documentário Diário de uma Busca (2010) e a ficção Deslembro (2018). Temos o objetivo de entender como os recursos cinematográficos podem ser utilizados para enfrentar os silêncios que ficam na relação entre os pais e o país, a fim de que vozes marginalizadas sejam colocadas à luz para contar suas narrativas, fazendo da memória uma construção para além do espaço da casa. O cinema de Flávia Castro trabalha a busca por memórias, a partir da perda e por meio de lacunas, não com a intenção de preenchê-las, mas com o propósito de exercitar a rememoração diante dos traumas na família e na história. Por meio da análise dos filmes, é possível perceber como o cinema é uma importante ferramenta na busca pelo resgate, fortalecimento e pela preservação histórica e memorial de uma pessoa, uma família, uma comunidade e até de um país. Nossa metodologia envolve a pesquisa bibliográfica referente ao trabalho da geração pós-memorial no cinema sobre ditadura, na mescla entre o doméstico e o político para escrever a história a contrapelo, e consiste na análise fílmica das obras audiovisuais do corpus da pesquisa. |
Abstract: | The following research analyzes the affective and collective memories through the point of view of the heiress of the exile about military dictatorship and post-amnesty in Brazilian cinema. The focus of this work is to analyze the films directed by Flávia Castro, the documentary Diário de uma Busca (2010) and the fiction Deslembro (2018). We have the objective of understanding how cinematographic resources can be utilized to face the silences in the relationships between parents and the country, in order to put marginalized voices to tell their narratives, making the memory a construction beyond the home space. The cinema of Flávia Castro seeks for memories by means of losses and gaps, not with the intention to fill them, but with the purpose of exercising the remembrance in face of family and historical trauma. Through the analyses of Castro's films, it's possible to perceive how cinema is an important tool in the search for the rescue, empowerment and preservation of the memory and history of a person, a family, a community and even a country. Our methodology involves the bibliographical research related to the work of the post-memorial generation of filmmakers and their films about the military dictatorship, in a fusion between the domestic and the political to write the history against the grain, and consists in the filmic analysis of the audiovisual works that makes the corpus of this research. KEYWORDS: Flávia Castro; Deslembro; Diário de uma busca; military dictatorship; memory. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73768 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_ppoliveira.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.