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dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Luis Santos-
dc.contributor.authorSouza, Francisco das Chagas Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-07-27T17:52:31Z-
dc.date.available2023-07-27T17:52:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco das Chagas Rodrigues. Variabilidade granulométrica de misturas asfálticas densas: estudo de caso em uma rodovia cearense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73757 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73757-
dc.description.abstractBrazil is a country of vast territorial extension and requires an adequate transportation infrastructure for the transportation of people and goods. Unfortunately, Brazilian highways have a concerning quality due to a lack of quality control and negligence. In this context, this study aims to describe the variability of the particle size distribution of the Hot Mix Asphalt Layer in a real road construction project. To achieve this, the passing percentage of granulometric sieves was analyzed. Using descriptive statistics, the levels of variability and dispersion of these parameters were identified in the entire project and in different temporal windows. The results indicated that the averages of the analyzed sieves are all within the permitted limits for the wearing course, according to the DNIT 031/2006 - ES standard. Additionally, it was observed that analyzing the project in different stages - initial, intermediate, and final - can lead to considerable divergences in the results. Particularly, the intermediate stage obtained the lowest values of coefficient of variation and sample variance. Furthermore, for the project as a whole, the sieves with smaller apertures, numbers 40, 80, and 200, showed the highest variability indicators. Therefore, it is concluded that there is no pre-defined standard for controlling the passing percentage through the sieves, as the smaller apertures posed the greatest difficulty in control.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectvariabilidadept_BR
dc.subjectgranulometriapt_BR
dc.subjectpavimento flexívelpt_BR
dc.subjectmistura asfálticapt_BR
dc.titleVariabilidade granulométrica de misturas asfálticas densas: estudo de caso em uma rodovia cearensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Brasil é um país de grande extensão territorial e necessita de uma infraestrutura de transportes adequada para o transporte de pessoas e mercadorias. Desafortunadamente, as rodovias brasileiras têm uma qualidade preocupante devido à falta de controle de qualidade e negligência. Nesse contexto, este estudo objetivase em descrever a variabilidade da distribuição granulométrica da Camada de CBUQ em uma obra rodoviária real. Para isso, foram analisados o percentual passante das peneiras granulométricas. Utilizando estatística descritiva, foram identificados os níveis de variabilidade e dispersão desses parâmetros na obra como um todo e em diferentes janelas temporais. Os resultados indicaram que as médias das peneiras analisadas estão todas dentro dos limites permitidos para a camada de rolamento, de acordo com a norma DNIT 031/2006 – ES, mostraram também que analisando a obra por diferentes etapas inicial, intermediária e final pode sim ter resultados com divergências consideráveis, onde a etapa intermediária a qual obteve os menores valores de coeficiente de variação e variância amostral, e que para a obra como um todo as peneiras de menor abertura as de número 40, 80 e 200. Os maiores indicadores de variabilidade. Conclui-se, portanto, que não se tem um padrão prédefinido para o controle do percentual passante nas peneiras, pois as menores aberturas foram as de maior dificuldade de controle.pt_BR
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