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Tipo: Dissertação
Título: Simulação clínica sobre cateterismo intermitente limpo para educação em saúde de cuidadores de crianças com disfunções miccionais
Autor(es): Torquato, Rebecca Camurça
Orientador: Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica;Educação em Saúde;Treinamento por Simulação;Estomaterapia
Data do documento: 2023
Citação: TORQUATO, Rebecca Camurça. Simulação clínica sobre cateterismo intermitente limpo para educação em saúde de cuidadores de crianças com disfunções miccionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73546. Acesso em: 17 jul. 2023.
Resumo: A disfunção miccional resulta do comprometimento de algum dos elementos do processo de eliminação da urina e o cateterismo intermitente limpo é o tratamento base para algumas dessas disfunções. A enfermagem atua no processo de reabilitação desses pacientes. Quando esses pacientes são crianças, deve-se orientar, principalmente, seus cuidadores. Uma das estratégias voltadas para a educação em saúde dos cuidadores é a simulação clínica por ser uma ferramenta capaz de promover um ambiente seguro e controlado de aprendizagem. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi construir um cenário de simulação clínica sobre o manejo do cateterismo intermitente limpo para o processo de ensino-aprendizagem de cuidadores de crianças com disfunções miccionais. Trata-se de um estudo metodológico realizado em duas etapas, no período de janeiro de 2022 a abril de 2023. A primeira etapa consistiu na construção de um caso clínico referente à temática do cateterismo intermitente limpo. A segunda etapa foi a construção do cenário de simulação clínica, seguindo o referencial metodológico proposto por Nogueira, Domingues e Bergamasco e os “Padrões para as Melhores Práticas em Simulação” da International Nursing Association of Clinical and Simulation Learnig. Pelo fato do estudo não ser com seres humanos, não foi necessária a submissão no Comitê de Ética em Pesquisa. Na elaboração do cenário, o caso clínico construído contextualizou o desenvolvimento da atividade simulada. Foram contemplados os seguintes itens na construção no cenário simulado: planejamento, objetivos de aprendizagem, estrutura e formato da simulação, descrição do cenário e fidelidade, briefing, debriefing e avaliação. Nos objetivos de aprendizagem considerou-se o manejo do procedimento, o que incluiu as possíveis intercorrências e a higienização das mãos. Na estrutura e formato da simulação, descreveu-se o ambiente, materiais, simuladores, recursos humanos e número de participantes. Na descrição da atividade elaborou-se um fluxograma de tomada de decisão do cenário de simulação e este foi de baixa fidelidade. No briefing e debriefing construiu-se um roteiro para padronizar tais etapas. Na avaliação propôs-se a utilização de instrumentos junto aos cuidadores. O construto final do cenário de simulação teve duração de 1 hora e 30 minutos, iniciando pela proposta de aplicação do questionário adaptado sobre os conhecimentos sobre o CIL. Teve como objetivo geral de aprendizagem realizar manejo do cateterismo intermitente limpo na criança. Identificaram-se as características desejáveis para a seleção dos facilitadores e a realização da atividade simulada de forma individual. A modalidade foi a simulação clínica com uso de dois simuladores de baixa fidelidade, sendo realizada em um ambulatório de enfermagem ou demais serviços que preste cuidado a crianças com disfunção miccional. O caso clínico elaborado guiou a condução da atividade simulada e o roteiro de briefing e debriefing contém questionamentos para direcionar tais etapas. Por fim, foram selecionados instrumentos validados para a realização da etapa de avaliação da simulação. É possível construir um cenário de simulação clínica para a promoção da educação em saúde desses cuidadores. Esta estratégia de ensino-aprendizagem pode proporcionar uma aprendizagem ativa, devendo ser explorada de modo mais amplo pelo enfermeiro. A aplicação dessa simulação será realizada em estudo posterior.
Abstract: Voiding dysfunction results from impairment of one or more elements of the urinary elimination process and clean intermittent catheterization is the main treatment for some of these dysfunctions. Nursing plays a role in the rehabilitation process of these patients. When these patients are children, guidance should be given, especially to their caregivers. One of the strategies aimed at health education for caregivers is clinical simulation, because it is a tool capable of promoting a safe and controlled learning environment. Thus, this research aimed to build a clinical simulation scenario on the management of clean intermittent catheterization for the teaching-learning process of caregivers of children with voiding dysfunctions. This is a methodological study carried out in two stages, from January 2022 to April 2023. The first stage consisted of building a clinical case regarding the theme of clean intermittent catheterization. The second stage was the construction of the clinical simulation scenario, following the methodological framework proposed by Nogueira, Domingues and Bergamasco and the "Standards of Best Practice in Simulation" of the International Nursing Association of Clinical and Simulation Learning. Because the study was not with human beings, submission to the Research Ethics Committee was not necessary. In the elaboration of the scenario, the clinical case constructed contextualized the development of the simulated activity. The following items were contemplated in the construction of the simulated scenario: planning, learning objectives, structure and format of the simulation, scenario description and fidelity, briefing, debriefing, and evaluation. In the learning objectives, the management of the procedure was considered, which included possible complications and hand hygiene. In the structure and format of the simulation, the environment, materials, simulators, human resources and number of participants are described. In the description of the activity, a decision-making flowchart of the simulation scenario was elaborated and this was of low fidelity. In the briefing and debriefing, a script was built to standardize these steps. In the evaluation, the use of instruments with caregivers was considered. The final construct of the simulation scenario lasted 1 hour and 30 minutes, starting with the proposal to apply the adapted questionnaire on knowledge about CIL. Its general learning objective was to manage clean intermittent catheterization in children. The desirable characteristics were identified for the selection of facilitators and the realization of the simulated activity individually. The modality was clinical simulation using two low-fidelity simulators, being carried out in a nursing outpatient clinic or other services that provide care to children with voiding dysfunction. The prepared clinical case guided the conduction of the simulated activity and the briefing and debriefing script contains questions to direct such steps. Finally, validated instruments were selected to carry out the simulation evaluation stage. It is possible to build a clinical simulation scenario to promote health education for these caregivers. This teaching-learning strategy can provide active learning and should be further explored by nurses. The application of this simulation will be carried out in a later study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73546
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