Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73442
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma breve revisão sobre tecnologias inovadoras de aprendizagem de anatomia para a educação de estudantes de medicina e outras áreas da saúde
Título em inglês: A brief review on innovative anatomy learning technologies for medical and health students education
Autor(es): Oliveira, Vanessa Fernandes de
Ramos, Amanda Pereira
Tomaz, João Felipe Martins
Reis, Marcello Carvalho dos
Pereira, Eduardo da Silva
Gondim, Victor José Timbó
Santana, Rafael Dantas
Alexandria, Auzuir Ripardo de
Albuquerque, Victor Hugo Costa de
Palavras-chave: Anatomy;Education;Innovation;Technology;Anatomia;Educação;Inovação;Tecnologia
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista científica saúde e tecnologia
Citação: OLIVEIRA, Vanessa Fernandes de; RAMOS, Amanda Pereira; TOMAZ, João Felipe Martins; REIS, Marcello Carvalho; PEREIRA, Eduardo da Silva; GONDIM, Victor José Timbó; SANTANA, Rafael Dantas; ALEXANDRIA, Auzuir Ripardo; ALBUQUERQUE, Victor Hugo Costa. Uma breve revisão sobre tecnologias inovadoras de aprendizagem de anatomia para a educação de estudantes de medicina e outras áreas da saúde. Revista científica saúde e tecnologia, [s.l.], v.2, n.4, 2022
Resumo: Contribuição: Considerando a rapidez do surgimento de novas tecnologias no mundo moderno, é necessário identificar e descrever potenciais inovações educacionais e tecnologias utilizadas como ferramentas para melhorar o aprendizado de anatomia dos estudantes da área da saúde nos últimos anos. A principal contribuição deste estudo é indicar a dificuldade de implementação e outros desafios a serem superados. Antecedentes: Extensas pesquisas demonstraram que diversos métodos inovadores têm sido utilizados para o ensino de anatomia. Com base nessas descobertas, vale a pena discutir as tecnologias existentes mais recentes. Perguntas da Pesquisa: Quais tecnologias inovadoras estão sendo usadas como ferramentas para melhorar o aprendizado de anatomia dos estudantes de saúde? Quais são os principais desafios e perspectivas relacionados a eles? Metodologia: Esta revisão discutiu estudos publicados de 2019 a 2021 encontrados no Embase, IEEE Digital Library, Pubmed, ScienceDirect e Web of Science. Critérios de inclusão e exclusão foram estabelecidos e uma avalição da qualidade foi realizada com o objetivo de mitigar vieses e erros sistemáticos. Resultados: A busca eletrônica nas bases de dados identificou 149 referências e apenas 10 estudos atingiram o escore mínimo de corte e foram discutidos. Comparados os métodos tradicionais, as tecnologias alternativas de aprendizagem são excelentes formas de melhorar e transformar a educação no sistema de saúde, tornando-a mais eficiente, econômica, prática e acessível
Abstract: Contribution: Considering the rapidity of the emergence of new technologies in the modern world, it is necessary to identify and describe potential educational innovations and technologies used as tools for improving healthcare students anatomy learning in the last years. The key contribution of this study is to indicate implementation and other challenges to be overcome. Background: Extensive research demonstrated that several different innovative methods have been used for anatomy teaching. Based on these findings, discussing the most recent existing technologies may be worthwhile. Research Questions: What innovative technologies are being used as tools for improving healthcare students Anatomy learning? What are the main challenges and perspectives related to them? Methodology: Thisreview discussed studies published from 2019 to 2021 found in Embase, IEEE Digital Library, Pubmed, ScienceDirect and Web of Science. Inclusion and exclusion criteria were established,and a quality assessment was conducted aiming to mitigate biases and systematic errors. Findings: The databases electronic search identified 149 references and only 10 studies met the minimum cutoff score and were discussed. Compared to traditional methods, alternative learning technologies are excellent ways to improve and transform the education in the health’ system, making it more efficient, economic, practical and accessible
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73442
ISSN: 2763-8405
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEEL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_vfoliveira.pdf476,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.