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Tipo: Dissertação
Título: K-pop em Fortaleza: o consumo e a produção de dança cover por fãs da música pop sul-coreana
Título em inglês: K-Pop in Fortaleza: consumption and dance cover production by south-korean pop music fans
Autor(es): Macedo, Iago Fillipi Patrocínio
Orientador: Lima, Maria Érica de Oliveira
Palavras-chave: Cultura pop;Consumo;Juventude;K-pop;Etnografia
Data do documento: 2022
Citação: MACEDO, Iago Fillipi Patrocínio. K-pop em Fortaleza: o consumo e a produção de dança cover por fãs da música pop sul-coreana. 2022. 281 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Com os meios de comunicação de massa conseguindo alcançar rapidamente pessoas ao redor do mundo, culturas e estilos de vida de diversas localidades ficaram ao alcance das pessoas, que passaram a consumir esses materiais de acordo com seus gostos e preferências. A sociedade, consequentemente, dividiu-se em incontáveis grupos com estilos e comportamentos próprios, formados a partir de padrões de consumo similares. O foco desta pesquisa encontra-se nos fãs do K-pop (música pop sul-coreana), os quais, inspirados pelos videoclipes dos ídolos, começaram a se organizar para aprender as coreografias das músicas, chegando até a participar de competições de dança. Diante do contexto descrito, estabeleceu-se como objetivo geral analisar como os jovens fortalezenses consomem o K-pop e produzem performances coreográficas no cenário da dança cover. Para tanto, a partir do método etnográfico, observouse o cotidiano do grupo feminino de dança cover Primadonna presencialmente e por meio de redes sociais como Whatsapp, YouTube, Instagram e TikTok. Além disso, realizou-se entrevistas narrativas com as jovens. Esta experiência aconteceu no período do surto pandêmico do coronavírus, o que pôde trazer um relato dentro de um recorte temporal com especificidades que não tinham acontecido antes na cena de dança cover. Como resultado, percebeu-se que o consumo do K-pop acontece principalmente via Internet (a partir de aplicativos como YouTube e Spotify) e constatou-se que a produção das coreografias cover está mais relacionada ao estudo, à interpretação, à crítica e ao aperfeiçoamento da dança do que à produção de uma mera imitação. Notou-se que os jovens da dança cover levam suas apresentações a sério, como se fosse um trabalho, demandando tempo, dinheiro e esforço, porém, nem sempre esta prática se transforma em profissão de fato devido ao pouco retorno financeiro advindo dela. Conclui-se que o K-pop Cover local costuma trazer novas interpretações para as coreografias lançadas, o que ressalta a criticidade e a criatividade dos fãs. Observa-se que as políticas públicas para a juventude são muito importantes para o crescimento e a manutenção da prática de dança dos fãs em Fortaleza. Muitos grupos não existiriam caso tais políticas não fossem aplicadas. Esta dissertação também conseguiu destacar a presença marcante de jovens da periferia nos grupos de dança, entretanto, são necessários mais estudos na área para compreender a relação entre periferia e K-pop.
Abstract: With the mass media being able to quickly reach people around the world, cultures and lifestyles of different origins also became within the reach of people, who began to consume these materials according to their tastes and preferences. Consequently, society was divided into countless groups, each one with their own styles and behaviors, formed from similar consumption patterns. The focus of this research is on K-pop (South Korean pop music) fans, those who, inspired by idols' music videos, started to organize themselves to learn K-pop songs’ choreographies and to participate in dance competitions. With this context in mind, the general objective was outlined: To analyze how Fortaleza’s youth consume K-pop and produce choreographic performances in the cover dance scene. Therefore, using the ethnographic method, the daily life of the female cover dance group Primadonna was observed in person and through social networks such as Whatsapp, YouTube, Instagram and TikTok. In addition, narrative interviews were carried out with the Primadonna’s girls. This experience took place in the period of the pandemic outbreak of coronavirus, which brought to this research a time frame with specifics that had not happened before in the cover dance scene. As a result, it can be seen that the consumption of K-pop happens mainly on-line (from applications such as YouTube and Spotify). It was found that the production of cover choreographies is more related to the study, interpretation, criticism and improvement on dancing than to the production of a mere imitation. It is also noted that people in cover dance take their performances seriously, as if it were a job, investing their time, money and effort. However, this practice does not always become an actual profession due to the little financial return arising from it. It is concluded that local K-pop cover groups usually bring new interpretations to the choreographies released, a fact that highlights the criticality and creativity of the fans. It is observed that public policies for youth are very important for the growth and maintenance of fans' dance practice in Fortaleza. Many groups would not exist if such policies were not enforced. This dissertation also managed to highlight the strong presence of favela’s youth in dance groups. However, more studies are needed in the area to understand the relation between favela and K-pop.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73367
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