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dc.contributor.authorAndrade, Wendel Melo-
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2023-07-05T16:18:59Z-
dc.date.available2023-07-05T16:18:59Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationANDRADE, Wendel Melo; BRANDÃO, Jorge Carvalho; SANTOS, Maria José Costa dos. Análise dos parâmetros de itens de matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 1-21, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73351-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the parameters of mathematics items practiced in external evaluations, based on the assumptions of CTT and IRT. The methodological procedure used included bibliographic research and documentary research elements, as an analysis of items from the 5th year of elementary school published in a pedagogical bulletin was carried out. Among the parameters studied, the item's ability to discriminate stand out, the ability to answer it and the probability of correct answer given by respondents with low ability. In the analyzes, we considered unidimensionality and local interdependence precepts, respondent's ability and discrimination, difficulty and bisserial coefficient indices. We noticed that the procedures originating from CTT and IRT enable the student's proficiency identification, since it is possible to establish a relationship between the probability of a student correctly answering an item and his/her abilities in the evaluated knowledge area.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPerspectivas da Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectItens de matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria clássica dos testespt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectAnálise de parâmetrospt_BR
dc.titleAnálise dos parâmetros de itens de matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetiva-se com este artigo analisar os parâmetros de itens de matemática praticados nas avaliações externas, fundamentando-se nos pressupostos da TCT e da TRI. O procedimento metodológico utilizado contou com elementos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, por meio da realização de uma análise de itens do 5o ano do ensino fundamental, publicados em boletim pedagógico. Dentre os parâmetros estudados, destaca-se a capacidade de discriminação do item, a habilidade necessária para respondê-lo e a probabilidade de resposta correta dada por respondentes de baixa habilidade. Nas análises, foram considerados os preceitos da unidimensionalidade e interdependência local, a habilidade do respondente e os índices de discriminação, de dificuldade e de coeficiente bisserial. Percebeu-se que os procedimentos oriundos da TCT e da TRI possibilitam a identificação da proficiência do estudante, pois é possível estabelecer uma relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente a um item e suas habilidades na área do conhecimento avaliado.pt_BR
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