Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73325
Tipo: Dissertação
Título: Mais razão e menos emoção: uma análise do processo de influência digital em um canal no youtube a partir da Teoria Crítica da Sociedade
Título em inglês: More reason and less emotion: an analysis of the process of digital influence on a youtube channel based on the Critical Theory of Society
Autor(es): Meira, Jamylle de Sousa
Orientador: Antunes, Deborah
Palavras-chave: Influenciador digital;Mídias sociais;Teoria Crítica da Sociedade
Data do documento: 2022
Citação: MEIRA, Jamylle de Sousa. Mais razão e menos emoção: uma análise do processo de influência digital em um canal no youtube a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Orientador: Deborah Antunes. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Sob o questionamento da possibilidade de promover conhecimento emancipador no ambiente digital, tendo o influenciador como objeto da pesquisa, este estudo analisou, a partir da Teoria Crítica da Sociedade, o discurso da influenciadora digital Gabriela Prioli apresentado em seu conteúdo produzido no YouTube. De modo específico, discutiu-se as contradições existentes na lógica de utilização das Mídias Sociais, no que se refere à produção e à divulgação de conteúdo, buscando com isso pensar o movimento de fundamentação do pensamento crítico e de emancipação a partir do consumo de conteúdos digitais pela plataforma do YouTube, por intermédio do influenciador digital. A pesquisa foi embasada no materialismo interdisciplinar de Horkheimer (1999) e no preceito do primado (dialético) do objeto, sugerindo que após a contemplação do objeto, o prosseguimento da pesquisa seguiu caminho que ele próprio apontou. Quanto aos aspectos metodológicos, considerando o cenário virtual um espaço de exploração complexo, sobretudo pela dificuldade em realizar recortes mediante suas características dinâmicas e heterogêneas, a netnografia mostrou-se como metodologia conveniente e adequada para a realização de coleta de dados no ambiente on-line, assim, optou-se por este meio para a execução da pesquisa. Dos 190 vídeos postados por Gabriela Prioli em canal na plataforma do YouTube de 27 de janeiro de 2020 à 06 de maio de 2021, foram escolhidos os dez com mais visualizações como recorte do material analisado, que contabilizaram 224 minutos e 44 segundos de conteúdo audiovisual analisado aqui nos capítulos que seguem: Capítulo 1: De onde partiremos para enxergar o fenômeno; Capítulo 2: Imagem, conteúdo e influência digital; Capítulo 3: Nasce uma estrela: a trajetória de Gabriela Prioli ao campo da influência digital; Capítulo 4: Sobre a educação em política para a construção de um pensar, então crítico; Capítulo 5: “Mais razão e menos emoção”: a busca pela potência de discurso nas mídias digitais; Capítulo 6: Informação no mundo digital, pra quê? Considerações finais. Concluindo que Gabriela Prioli foi completamente envolvida pelos tentáculos da indústria cultural que a fizeram um instrumento que propagandeia a lógica de dominação. Ela apresenta, a partir de postura enigmática, uma áurea de poder pelo saber, almejando o distanciamento da controvérsia, buscando assim um lugar de proteção, de não enfrentamento, de conveniência e de ampla aceitação, demonstrando que a sobrevivência neste cenário implica necessariamente em “integrar-se”. Portanto, os atos de questionamento e crítica produzidos pela influenciadora ao fornecer uma ideia de distinção a todo a perspectiva de alienação, na verdade concebem uma forma de “rebeldia realista” tornando-se, na verdade, uma marca registrada de quem tem uma nova ideia a trazer à atividade industrial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73325
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_jsmeira.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.